Golpe do bilhete premiado: entenda como funciona e evite ser a próxima vítima
Alerta da Polícia Civil: Atenção ao golpe do bilhete premiado
A Polícia Civil lança um alerta a respeito do chamado golpe do bilhete premiado que vem vitimando diversas pessoas, principalmente os idosos. Este golpe é praticado por criminosos que se aproximam das vítimas propondo trocar supostos bilhetes premiados por dinheiro ou valuáveis, como jóias.
Neste tipo de crime, o golpista geralmente aborda a vítima em locais públicos, sob o pretexto de pedir ajuda para resgatar um prêmio vinculado ao bilhete. No decorrer da suposta negociação, a vítima é induzida a entregar o dinheiro ou a oferta de valor em troca do bilhete fraudulento. E depois, descobre que foi alvo de um golpe e que o valor do possível prêmio não existe.
LEIA MAIS:
Israel dá 24 horas para palestinos abandonarem a Faixa de Gaza, entenda a situação
De Nannie Doss a Lizzie Halliday: conheça 5 histórias brutais de mulheres assassinas
O público-alvo e o retrato do golpe do bilhete premiado em Goiás
De acordo com a corporação, as vítimas mais comuns deste tipo de fraude são pessoas idosas, que por, teoricamente, imporem menor resistência aos argumentos falsos, tornam-se alvos mais fáceis. No entanto, qualquer pessoa pode tornar-se vítima desse golpe e muitos goianos já foram vítimas desse crime, que é alvo frequente de investigações policiais.
Recentemente, em Anápolis, uma mulher de 58 anos (soma feita considerando o ano de 2023) perdeu R$ 5 mil após ser vítima desse golpe do bilhete premiado. Ela foi abordada por duas mulheres que pediram sua ajuda para sacar um suposto prêmio. Acreditando na história, a vítima comprou o bilhete pelo valor de 5 mil reais, sendo que depois a dupla de criminosas fugiu com o dinheiro.
Como um dos golpistas foi capturado?
Neste caso de Anápolis, a polícia teve os apoios da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, conseguindo localizar e levar a delegacia uma das envolvidas. A golpista foi prontamente reconhecida pela vítima e interrogada pelos policiais.
Como se prevenir deste e de outros golpes?
A Polícia Civil recomenda a todos a necessidade de se manterem atentos e desconfiados diante de ofertas que parecem ser demasiadamente vantajosas. Entre as dicas para evitar ser vítima do golpe do bilhete premiado ou de outros semelhantes, destacam-se:
- Não acatar promessas de recompensas ou gratificações feitas por estranhos;
- Verificar se o prêmio realmente existe e a idoneidade de quem está oferecendo;
- Desconfiar de desconhecidos que tentem distraí-lo;
Além disso, é fundamental que, caso se tornem vítimas de algum golpe, a pessoa procure imediatamente a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência e colaborar com as investigações policiais.