Brasileiros estão em PÂNICO com ameaça crescente de golpes nas compras online de fim de ano
As festas de fim de ano são momentos de confraternização e descontração entre as pessoas. No Natal, por exemplo, as famílias brasileiras costumam se reunir em jantares festivos para trocarem presentes que muitas vezes, são comprados pela internet.
Um relatório da Norton, marca líder em segurança cibernética e parte da Gen™, mostra dados alarmantes sobre as perdas sofridas pelos consumidores no Brasil devido a fraudes em compras online. A pesquisa também traz um panorama dos hábitos e preocupações dos brasileiros ao fazer compras via internet.
Leia mais:
Juiz que aparece em vídeo agredindo esposa é denunciado pelo MP; confira os detalhes
Trio que degolou Pedrinho Matador continua solto após oito meses do crime
Relatório prevê muitas compras online para as festas de fim de ano
A edição especial do “Relatório de Insights de Cibersegurança 2023” da Norton, que inclui a opinião de 1.002 brasileiros sobre compras online para o fim de ano, aponta que 95% dos consumidores no Brasil planejam gastar em compras durante as próximas festas de fim de ano, sendo que a esmagadora maioria (99%) destes afirma que farão algumas compras online, sendo fundamental estar atento e informado.
31% dos entrevistados no Brasil afirmam ter sido alvo de golpes, durante o período festivo em anos anteriores. Mais preocupante do que isso é a taxa de sucesso dos cibercriminosos: quase metade do total de brasileiros que foram alvo de algum tipo de tentativa de golpe online (46%) sofreram perdas financeiras, além de outras consequências prejudiciais deste tipo de crime.
A pesquisa revelou ainda que o prejuízo financeiro médio sofrido pelas vítimas no Brasil foi superior a R$ 1.500,00 (R$ 1.565,57).
Brasileiro também se preocupam em golpes com seus dados
De acordo com a pesquisa da Norton, 84% dos brasileiros estão preocupados com seus dados pessoais sendo comprometidos
“Se as perdas são frequentes, as consequências são graves e as preocupações são muitas. Por outro lado, o que falta é o conhecimento de como se proteger contra os ataques cada vez mais frequentes e cada vez mais sofisticados”, afirma Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação de Privacidade da Norton. “Nossa pesquisa revela que 81% dos consumidores brasileiros dizem que gostariam de saber como se proteger melhor contra os cibercriminosos, durante as festas de fim de ano. Na verdade, 74% dos entrevistados disseram acreditar que há mais fraudes nessa ocasião do que em qualquer outra época do ano, e 57% afirmam que os seus hábitos de compra mudam durante o período festivo.”
Fonte: TI Inside