Governador Eduardo Leite abre sindicância para investigar polêmica ação policial no RS
Sindicância é aberta para investigação de ação policial no Rio Grande do Sul
O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determinou neste sábado (17 de fevereiro de 2024), a abertura de uma sindicância para investigar uma abordagem da Brigada Militar a um homem negro, vítima de uma tentativa de homicídio. A autoridade divulgou a informação através das suas redes sociais.
Leia mais:
Luciano Huck critica comparação de Lula entre conflito Israel-Palestina e Holocausto
Alerta nuclear no espaço: Rússia ameaça modernidade e acordo espacial
“Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da @brigadamilitar_ a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade.“ – publicou Eduardo Leite em sua conta do X (antigo Twitter).
Ainda na mesma publicação, o governador expressou sua confiança na Brigada Militar e afirmou que a investigação será rápida e rigorosa, em respeito aos profissionais da instituição.
Contexto do caso
O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo gravado por testemunhas presentes na ocasião. A filmagem em questão mostra um homem negro denunciando ser vítima de uma tentativa de homicídio praticada por um homem branco, que inclusive, teria tentado atingi-lo com golpes de faca no pescoço.
Entretanto, no mesmo vídeo, é perceptível que em nenhum momento os policiais presentes abordam o suposto agressor. O homem negro, identificado como a vítima, é quem acaba sendo contido por quatro policiais, algemado e conduzido à uma viatura.
“As testemunhas chegam a gritar para que os policiais se atentassem que o homem negro seria a vítima e o autor da solicitação de ajuda, mas os pedidos não são atendidos.“
O vídeo em questão pode ser assistido através logo abaixo:
Sua divulgação gerou grande comoção nas redes sociais, o que levou à tomada de ação pelo Governo do Rio Grande do Sul.
Sindicância e próximas ações
Agora, espera-se que a sindicância aberta para o caso possa esclarecer as circunstâncias envolvendo a ação policial e que, caso sejam comprovadas falhas na abordagem, as devidas providências sejam tomadas.
O compromisso com a celeridade e o rigor da investigação reforça a busca por justiça neste caso, que tocou o público e lançou luz sobre a importância da formação e atuação consciente das forças policiais.