A bizarra e assustadora história por trás do assassinato de Gianni Versace

Gianni Versace: relembrando 25 anos de sua trajetória inovadora na moda

Hoje marca o 25º aniversário do falecimento do icônico estilista Gianni Versace, assassinado na entrada de sua mansão em Miami, Estados Unidos. Versace, conhecido por sua coragem no uso de materiais e por vestir celebridades de prestígio, como Michael Jackson e a Princesa Diana, é ainda reverenciado na indústria da moda. Mas vamos nos aprofundar: quem foi Gianni Versace e qual foi o seu percurso como empreendedor?

Gianni Versace nasceu em 2 de dezembro de 1946, em uma região pobre da Itália, a Régio da Calábria. Crescendo em um ambiente modesto, seu pai ganhava a vida vendendo eletrodomésticos, enquanto sua mãe liderava um ateliê de costura. Foi nesta oficina que Versace deu seus primeiros passos na moda, desenhando e costurando para ajudar sua mãe a servir os clientes.

Gianni Versace
A bizarra e assustadora história por trás do assassinato de Gianni Versace 3

LEIA MAIS:

“Attenzione pickpocket”: italiana avisa turistas contra ladrões e vira meme viral

Gigi Hadid é presa nas Ilhas Cayman por posse de maconha em polêmico incidente aeroportuário

Como Gianni Versace fundou a Versace foi fundada?

Mudando-se para Milão, a capital da moda, com 25 anos, Versace recebeu uma encomenda para criar uma coleção que se provou tão bem-sucedida que atraíu o interesse de outras confecções. Como freelancer, ele trabalhou para ateliês como Callaghan, De Parisini di Santa Margherita e Genny, antes de fundar a Versace em 1978 com seus irmãos Santo e Donatella.

Qual foi o diferencial da grife Versace em relação a outras do mesmo segmento?

Na época, a grife Versace se destacou pelas peças com cores vibrantes e tecidos fluidos, além do uso ousado de materiais não convencionais como couro e plástico. A Versace conseguiu um lugar na cena da moda mundial, atraindo uma clientela de alto perfil composta por celebridades e supermodelos como Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Cindy Crawford.

Gianni Versace
A bizarra e assustadora história por trás do assassinato de Gianni Versace 4

Qual foi a trajetória de Gianni Versace após a fundação da grife?

Versace não se limitou às passarelas, atuando também como figurinista para óperas e balés, colaborando com o Teatro La Scala, em Milão. Foi aqui que ele conheceu Antonio D’Amico, com quem manteve um relacionamento amoroso por 15 anos, até sua morte em 15 de julho de 1997.

Infelizmente, a vida desse estilista extraordinário foi tragicamente interrompida quando ele foi morto com dois tiros na nuca em frente à sua mansão em Miami. Mesmo assim, o legado de Versace continua vivo na indústria da moda, com a marca se expandindo para produzir não apenas roupas, mas também joias, bolsas, perfumes e itens para a casa.

Pós sua partida, a irmã de Versace, Donatella, assumiu a liderança da diretoria de criação de todas as linhas da grife. A marca próspera é agora vendida em mais de 200 lojas próprias e por meio de mais de 1.500 revendedores em todo o mundo, mostrando que a visão inovadora de Gianni Versace ainda tem ressonância décadas após sua morte.