Conheça a história de Charles Bronson, o prisioneiro mais insano de todos os tempos
Charles Bronson é conhecido como o “prisioneiro mais insano do mundo”, mas sua fama não se limita a aterrorizar seus colegas de cela. Ele também é lutador de boxe, artista e famoso por atrair mulheres. Sua história começou em 1974, quando foi preso por roubar a mão armada uma agência de correios na Inglaterra. Desde então, ele tem sido transferido cerca de 150 vezes e já passou mais de 35 anos preso, entre alas normais e solitárias.
Charles Bronson, o prisioneiro mais insano
Na prisão, Bronson ganhou notoriedade por agredir colegas e guardas. Em seus poucos dias de liberdade, ele tentou ganhar dinheiro com boxe amador sem luvas e recebeu o apelido de Charles Bronson, que nunca mais abandonou. Em 1978, ele foi declarado mentalmente insano e transferido para um hospital psiquiátrico.
Bronson não gostava do medicamento que tomava e protestou subindo no telhado da prisão e quebrando parte do teto. Esse episódio rendeu um prejuízo de R$ 3,710 milhões para os cofres públicos. Ao longo de sua longa estadia na prisão, ele subiu em outros cinco telhados e fez onze pessoas reféns, incluindo diretores de cadeia, outros presos e terroristas.
Além de ser um lutador de boxe, Bronson é também artista. Ele pinta e escreve poemas e já ganhou prêmios importantes por sua veia artística, além de ter sido publicado em jornais e revistas. Phil Danielson, professor de arte da prisão, acreditou nos dons de Bronson e tentou ajudá-lo a melhorar, mas acabou sendo feito refém por 44 horas após fazer uma crítica que o preso não gostou.
Bronson recebeu prisão perpétua por seus crimes e passou a ser confinado na solitária, de onde sai apenas para tomar sol por uma hora diária. Sua grande força física é fruto de uma técnica de exercícios inventada por ele, chamada Soco da Vaca Solitária, que rendeu até um livro chamado Solitary Fitness. Bronson detém um recorde de flexões de braço e já foi capaz de entortar uma porta de aço. Sua fama até lhe rendeu dois casamentos e diversos pedidos de namoro por mulheres de toda a Inglaterra.
Em 2008, a vida do prisioneiro foi retratada em um filme chamado Bronson. Na época, o preso se empolgou com a possibilidade de virar filme e até aparou e enviou seu bigode para o ator Tom Hardy, que o interpretou nas telas. Mesmo após tantos anos na prisão, Bronson continua sendo uma figura polêmica e fascinante, despertando o interesse de pessoas ao redor do mundo.