Noticias

Conheça a história real por trás de A Escada, série true crime aclamada da HBO Max

A Escada: uma minissérie intrigante baseada em fatos reais

A HBO Max acaba de lançar a minissérie A Escada, que explora a história macabra do caso de Kathleen Peterson, uma mulher encontrada morta na escada de sua casa em 2001. Seu marido, Michael Peterson, se torna o principal suspeito do suposto crime, e a trama se desenrola em torno das investigações e das teorias para explicar o acontecido.

Apesar de ter sido tratado anteriormente em documentários e outras produções menores, como a série documental The Staircase, disponível na Netflix, a minissérie da HBO Max promete uma nova abordagem e poderá esclarecer detalhes importantes do caso. Acompanhe neste artigo uma visão geral sobre A Escada e quais são os principais pontos abordados na história.

LEIA MAIS:

Descubra por que especialistas afirmam que a Constituição está ultrapassada para o processo penal

Quanto custou a investigação do caso Madeleine McCann?

Quais são as teorias sobre a morte de Kathleen Peterson?

Foi Michael Peterson quem encontrou o corpo de sua esposa, Kathleen, e ligou para a emergência relatando que ela havia sofrido um acidente e caído da escada. Entretanto, alguns fatores levantaram suspeitas das autoridades e fizeram o caso ser tratado como um possível homicídio. Um dos pontos mais curiosos é que outra pessoa próxima de Michael havia morrido de forma semelhante anos antes.

Em 1985, Elizabeth Ratliff, amiga de Michael, foi encontrada morta no pé da escada de sua casa na Alemanha após passar a noite com Michael, que estava ajudando a cuidar de suas duas filhas. Após a morte de Kathleen, a investigação da morte de Elizabeth foi reaberta, e ambos os casos passaram a ser analisados como possíveis assassinatos ligados a Michael.

A ESCADA
Conheça a história real por trás de A Escada, série true crime aclamada da HBO Max 2

Qual é a Teoria da Coruja?

A Teoria da Coruja é uma das tentativas de libertação de Michael Peterson. Segundo essa hipótese, Kathleen teria sido atacada por uma coruja-barrada, espécie que costumava habitar a região onde se localizava a casa do casal. A ave teria provocado as feridas na cabeça de Kathleen, o que a levou a cair da escada, resultando em sua morte.

Apesar de parecer improvável, a Teoria da Coruja foi levada aos tribunais, pois algumas evidências apoiavam essa possibilidade, como a presença de penas nas mãos da vítima e os ferimentos semelhantes a arranhões no crânio. Entretanto, o caso não foi reaberto e Michael continuou sendo o principal suspeito.

O desfecho do caso e a minissérie A Escada

Michael Peterson foi considerado culpado pelo assassinato de Kathleen em 2003 e condenado à prisão perpétua. No entanto, após sua libertação em 2011 devido a falhas no processo, ele passou a ser considerado um homem livre, chegando a escrever um livro sobre sua história.

A minissérie A Escada promete trazer à luz detalhes importantes sobre a história, com um elenco estelar, incluindo Colin Firth como Michael Peterson e Toni Collette como Kathleen Peterson. A série já está disponível na HBO Max, com episódios sendo lançados semanalmente.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo