NoticiasDireito Penal

Homem que agrediu jornalista que cobria prisão de Jefferson responderá por lesão corporal

O homem que agrediu um jornalista que estava cobrindo a prisão de Roberto Jefferson, no último domingo, irá responder por lesão corporal e já se apresentou na Delegacia, na noite de segunda-feira.

Diogo Resende, de 41 anos, deu um soco, pelas costas, no jornalista da Inter TV, em frente à casa do ex-presidente do PTB, em Comendador Levy Gasparian, no Sul Fluminense. Ele estava com um grupo de apoiadores em frente à casa de Jefferson durante as negociações para a rendição e prisão.

Rogério de Paula foi hospitalizado e segue internado em Unidade de Pronto Terapia Intensiva em um hospital na cidade vizinha de Três Rio.

capa ro
Imagem: Jornalistas livres

O apoiador de Roberto Jefferson é morador da mesma cidade e assessor do vereador Robson Souza (PSDB). 

Depois da agressão, a Câmara de Vereadores afirmou, em nota, que a exoneração de Diogo Resende foi encaminhada à presidência da Casa. No comunicado, a Câmara ainda repudiou as atitudes do assessor parlamentar e acrescentou não compactuar com qualquer tipo de violência e desrespeito, sobretudo, com um jornalista no exercício das funções.

A presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Kátia Brembatti, destacou que a escalada de violência contra profissionais de imprensa é um reflexo das falas de autoridades públicas, que fomentam este tipo de conflito.

Rogério de Paula sofreu um choque na cabeça. O profissional sofreu um acidente vascular cerebral recentemente e, por isso, teria apresentado um princípio de convulsão no local.

Na segunda-feira, o jornalista recebeu alta e prestou depoimento em um vídeo divulgado nas redes sociais.

“A gente não deu uma palavra. Se a gente revidar a gente perde a razão. A gente virou as costas para ir embora, mas fomos agredidos. Nós fizemos todos os nossos protocolos. Eu só consegui ver quem me agrediu depois de olhar nas imagens”.

Agressor do jornalista se apresentou na Delegacia para prestar depoimento

Na noite de ontem, Diogo se apresentou na Delegacia e o seu depoimento durou 40 minutos. Após ser ouvido, ele foi liberado.

jornalista
Diogo Resende. Imagem: G1

Segundo a Polícia Civil, ele não pagou fiança pois não foi preso em flagrante. 

A Polícia ainda informou que  Diogo disse que foi ofendido e que, quando passou a ser filmado, empurrou a câmera e acabou provocando a queda do cinegrafista.

Fonte: G1

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo