Noticias

‘Homem de Vittrup’: DNA revela trajetória de imigração e morte brutal do imigrante mais antigo da Dinamarca

Passado do imigrante mais antigo da Dinamarca é desvendado

Em 1915, arqueólogos encontraram restos mortais de um Homem de Vittrup, na Dinamarca: um tornozelo direito, uma tíbia esquerda inferior, uma mandíbula e um crânio fragmentado foram descobertos, assim como um porrete que parecia ter sido a causa da morte.

Calcula-se que ele tenha falecido por volta de 5.200 anos atrás, provavelmente devido a pelo menos oito golpes na cabeça com o porrete encontrado ao seu lado. Quase um século depois, um novo estudo traz novas revelações sobre o que já era considerado uma descoberta excepcional na arqueologia.

homem de vittrup
Foto: Stephen Freiheit/Fischer et al.

Leia mais:

Daniel Alves condenado por agressão sexual: Apoio de Neymar, detalhes do julgamento e mais

O novo golpe de R$7,5 bilhões nos bancos brasileiros

O novo olhar vem a esclarecer um pedacinho mais concentrado da história da imigração pré-histórica para a Dinamarca.

Dados genéticos revelam possível trajetória de imigração

A análise do DNA do célebre ‘Homem de Vittrup’ apontou que o material genético do indivíduo distanciava-se dos demais habitantes da região naquele período da Idade da Pedra. De acordo com a investigação, ele era possivelmente oriundo da costa da Escandinávia, com evidências apontando para as regiões da Noruega e da Suécia. Sua pele era mais escura do que a dos moradores locais, e seu genoma estava mais alinhado com os das populações dessas regiões.

Mudanças na dieta sugerem adaptação a novo estilo de vida

Uma mudança significativa em sua dieta foi detectada durante o estudo. Análises apontam que o Homem de Vittrup passou de uma alimentação baseada na caça e na coleta, comum no norte da Escandinávia — onde se alimentaria de peixe, focas, baleias e outros animais marinhos —, para uma mais característica dos agricultores. Com essa mudança, a ingestão de carne de cabra e ovelha teria se tornado predominante.

Especulações sobre a migração e morte do ‘Homem de Vittrup’

De acordo com os pesquisadores, é possível que o Homem de Vittrup tenha chegado à Dinamarca por meio de uma longa viagem de barco. Há várias teorias especulativas sobre sua migração, sendo a possibilidade de que ele tenha sido um escravo ou cativo levado à Dinamarca uma das mais aceitas entre os estudiosos. Outra sugere que ele foi um comerciante que decidiu se estabelecer na região.

Sobre a sua morte, os especialistas só podem especular. Há suposições que apontam para um sacrifício humano, prática comum na Dinamarca desse período. De qualquer forma, a brutalidade dos golpes é notável, provavelmente representando uma morte violenta. Através desses estudos somos capazes de desvendar um pouco mais sobre a vida dos nossos ancestrais e entender como as sociedades primitivas se organizavam e interagiam há milhares de anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo