Homem que trabalhou como repórter da BBC sobrevive a atentado pela quinta vez
Mohamed Moalimu, que trabalhava como repórter na BBC da Somália e agora é o porta-voz do governo, está se recuperando do quinto atentado suicida em Mogadíscio.
Um homem bomba teria, neste último domingo, corrido em direção ao carro de Moalimu e detonado os explosivos quando chegou ao local onde ele estava sentado. O carro ficou destruído e Mohamed teve uma perna quebrada, um ferimento no peito e alguns machucados pelo corpo, mas estava consciente e lúcido. A vítima foi levada de avião para a Turquia, onde segue internada. O grupo extremista al-Shabab, que faz oposição ao governo, assumiu a autoria do crime.
O primeiro ataque sofrido por Mohamed foi em 2013, quando o al-Shabab invadiu um complexo das Nações Unidas na cidade, matando o maior número de pessoas que conseguiam. Os restos do homem bomba teriam caído no para-brisa de Mohamed enquanto ele estava no carro. Já no ano de 2016 ele sofreu o segundo e mais difícil ataque que o deixou com várias cicatrizes pelo rosto. Os combatentes do grupo militante islâmico al-Shabab teriam invadido uma praia e cercado o restaurante em que Moalimu estava, e só sobreviveu por ter fingido está morto quando os militares passaram para se certificarem de que não havia nenhum sobrevivente.
Mesmo após sofrer tantos ataques, Mohamed Moalimu segue fazendo seu trabalho no país sem pretender se mudar. Ele acredita na sua missão em poder fazer a diferença e mudar o sistema. Ao deixar o jornalismo para se tornar porta voz do Governo, disse:
Quero fazer a diferença. Não poderia fazer isso como jornalista. Preciso trabalhar dentro do sistema. Quero ser parlamentar e este é meu primeiro passo para isso.
Moalimu segue internado para se recuperar do ataque sofrido, mas se encontra consciente e lúcido.
Leia também
Homem é morto com dez tiros após se negar a pagar R$ 10 por conserto de “gato” de energia
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.