- Publicidade -

Idosa é encontrada no Rio em condição análoga à escravidão

- Publicidade -

Na última terça-feira (13/04), a polícia do Rio de Janeiro resgatou Maria das Graças de Sousa Rodrigues, de 74 anos, que vivia em uma casa em Guaratiba, Zona Oeste carioca, em condição análoga à escravidão, de forma sub-humana, dividindo o espaço com mais 40 cachorros e 20 pombos.

- Publicidade -

Resgatada em condição análoga à escravidão

Maria foi encontrada usando roupas velhas e sujas, muito magra e debilitada, e só foi localizada pois uma sobrinha dela a procurou.

A polícia do RJ já afirmou que localizou a dona da residência onde encontraram Maria, que deve ser indiciada pelos crimes de cárcere privado, redução a condição análoga à escravidão e maus tratos a animais. 

Ainda em janeiro de 2021, outra mulher foi encontrada no bairro da Abolição em situações muito parecidas. A idosa havia trabalhado por 41 anos como doméstica, mas não possuía  registro em carteira, direito a salário nem a férias. A patroa da mulher também resgatou e confiscou o auxílio emergencial que a vítima deveria receber.

- Publicidade -

Para combater tais práticas, o governo do RJ criou uma força-tarefa reunindo a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).

- Publicidade -

Segundo o MPF, as principais ocorrências desse tipo são em trabalho rural, no entanto, situações de trabalho doméstico têm ganhado um aumento nos últimos meses.

*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais

Leia mais:

Saiba como aumentar a chance de revogar uma prisão


- Publicidade -

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais