- Publicidade -

II Jornada de Direito Animal: desafiando paradigmas

- Publicidade -

II Jornada de Direito Animal: desafiando paradigmas

- Publicidade -

Daqui a exatamente um mês ocorrerá a II Jornada de Direito Animal, um evento totalmente voltado ao estudo, ao debate e à reflexão crítica sobre a atual situação dos animais não-humanos. Grandes nomes ligados à causa animal já confirmaram presença na Jornada: a Dra. Sônia T. Felipe, o Juiz federal Vicente Ataide Junior, o Dr. Rogério Rammê, a Dra. Nina Disconzi Rodrigues, o Dr. Renato Silvano Pulz e muitos outros.

A II Jornada ocorrerá de 19 a 23 de agosto de 2019, na Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul, localizada na Rua Marechal Floriano, 626, Centro de Porto Alegre-RS. As palestras serão gratuitas e os participantes receberão certificado de 12 h. Além das palestras, haverá quatro Grupos de Trabalho (GTs), para os quais poderão ser enviados resumos para posterior comunicação oral. A participação nos GTs também será gratuita. São os seguintes os Grupos de Trabalho: 

  • GT1: DOGMÁTICA DO DIREITO ANIMAL BRASILEIRO – Coordenação: Prof. Dr. Vicente de Paula Ataíde Junior (UFPR) e Doutoranda Amanda Bellettini Munari (UNESC).
  • GT2: ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES DO DIREITO ANIMAL – Coordenação: Me. e M.V. Gisele Kronhardt Scheffer (UAB e Estácio).
  • GT3: OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE DEFESA DOS ANIMAIS COMO FONTE DE DIREITOS – Coordenação: Profª Me. Bianca Pazzini (FMP).
  • GT4: OS ANIMAIS E AS RELAÇÕES DE PODER – Coordenação: Profª Me. Waleska Mendes Cardoso (FADISMA).

Vale ressaltar que também haverá um Minicurso de “Introdução do Direito Animal”, com valor simbólico de R$ 50,00 e certificado de 15 h.

- Publicidade -

Importante observar que no dia 21 de agosto haverá o lançamento do livro “Estudos Criminais de Direito Animal”. Esta obra, fruto da Segunda Comissão de Estudos em Direito Animal e coordenada por Gisele K. Scheffer, é uma louvável iniciativa do Canal Ciências Criminais e propõe-se a debater e a levantar relevantes questões acerca de temas ligados aos aspectos criminais do Direito Animal.

- Publicidade -

Autores de diferentes e importantes áreas realizam, com a seriedade que o tema merece, abordagens inquietantes e muitas vezes até perturbadoras – porém realistas –, de situações às quais os animais não-humanos ainda são submetidos. Uma obra a ser lida por todos aqueles que anseiam pela urgente mudança tão necessária para superar o paradigma antropocêntrico, a exemplo do que já ocorre em alguns países.

São enfocados os animais que atuam nas Forças Armadas; a degradação ambiental e a morte de animais presentes nos reality shows de sobrevivência; ao maus-tratos  nos rodeios; a legislação comparada de proteção animal entre o Brasil e outros países da América Latina; o ecofeminismo e o Direito Animal; zoofilia; abandono; crueldade no confinamento dos animais de produção; pesquisas desenvolvidas na Alemanha sobre maus-tratos; e muitos outros interessantes temas.

Ainda há tempo de fazer sua inscrição na Jornada pelo site. Para ser inscrever, clique AQUI. As vagas são limitadas.


- Publicidade -

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais