ArtigosDireito Animal

II Jornada de Direito Animal: desafiando paradigmas

Canal Ciências Criminais
Jornada de Direito Animal

II Jornada de Direito Animal: desafiando paradigmas

Daqui a exatamente um mês ocorrerá a II Jornada de Direito Animal, um evento totalmente voltado ao estudo, ao debate e à reflexão crítica sobre a atual situação dos animais não-humanos. Grandes nomes ligados à causa animal já confirmaram presença na Jornada: a Dra. Sônia T. Felipe, o Juiz federal Vicente Ataide Junior, o Dr. Rogério Rammê, a Dra. Nina Disconzi Rodrigues, o Dr. Renato Silvano Pulz e muitos outros.

A II Jornada ocorrerá de 19 a 23 de agosto de 2019, na Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul, localizada na Rua Marechal Floriano, 626, Centro de Porto Alegre-RS. As palestras serão gratuitas e os participantes receberão certificado de 12 h. Além das palestras, haverá quatro Grupos de Trabalho (GTs), para os quais poderão ser enviados resumos para posterior comunicação oral. A participação nos GTs também será gratuita. São os seguintes os Grupos de Trabalho: 

  • GT1: DOGMÁTICA DO DIREITO ANIMAL BRASILEIRO – Coordenação: Prof. Dr. Vicente de Paula Ataíde Junior (UFPR) e Doutoranda Amanda Bellettini Munari (UNESC).
  • GT2: ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES DO DIREITO ANIMAL – Coordenação: Me. e M.V. Gisele Kronhardt Scheffer (UAB e Estácio).
  • GT3: OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE DEFESA DOS ANIMAIS COMO FONTE DE DIREITOS – Coordenação: Profª Me. Bianca Pazzini (FMP).
  • GT4: OS ANIMAIS E AS RELAÇÕES DE PODER – Coordenação: Profª Me. Waleska Mendes Cardoso (FADISMA).

Vale ressaltar que também haverá um Minicurso de “Introdução do Direito Animal”, com valor simbólico de R$ 50,00 e certificado de 15 h.

Importante observar que no dia 21 de agosto haverá o lançamento do livro “Estudos Criminais de Direito Animal”. Esta obra, fruto da Segunda Comissão de Estudos em Direito Animal e coordenada por Gisele K. Scheffer, é uma louvável iniciativa do Canal Ciências Criminais e propõe-se a debater e a levantar relevantes questões acerca de temas ligados aos aspectos criminais do Direito Animal.

Autores de diferentes e importantes áreas realizam, com a seriedade que o tema merece, abordagens inquietantes e muitas vezes até perturbadoras – porém realistas –, de situações às quais os animais não-humanos ainda são submetidos. Uma obra a ser lida por todos aqueles que anseiam pela urgente mudança tão necessária para superar o paradigma antropocêntrico, a exemplo do que já ocorre em alguns países.

São enfocados os animais que atuam nas Forças Armadas; a degradação ambiental e a morte de animais presentes nos reality shows de sobrevivência; ao maus-tratos  nos rodeios; a legislação comparada de proteção animal entre o Brasil e outros países da América Latina; o ecofeminismo e o Direito Animal; zoofilia; abandono; crueldade no confinamento dos animais de produção; pesquisas desenvolvidas na Alemanha sobre maus-tratos; e muitos outros interessantes temas.

Ainda há tempo de fazer sua inscrição na Jornada pelo site. Para ser inscrever, clique AQUI. As vagas são limitadas.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor
Mestre em Direito Animal. Especialista em Farmacologia. Médica Veterinária.
    Continue lendo
    Receba novidades em seu e-mail