Impacto da condenação de Donald Trump nas eleições
Donald Trump é condenado por 34 crimes
Donald Trump foi condenado por 34 crimes pelo júri em julgamento na última quinta-feira (30), no Tribunal de Nova York. O ex-presidente é acusado de fraude por falsificar documentos e tentar encobrir um escândalo sexual registrado na reta final das eleições de 2016.
Leia mais:
Rescisão é o tema mais comum na Justiça do Trabalho
Digna de aplausos: dona de pet shop no Maranhão toma atitude após maus-tratos
Qual o impacto da condenação nas próximas eleições?
Diante da acusação, Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos que foi condenado criminalmente. Além disso, de acordo com a analista Elaine Kamarck, em contato com a Reuters, a condenação decidida pelo júri é um “grande momento histórico”.
Conforme a análise de Elaine, uma parte do eleitorado do ex-presidente deve levar em conta a condenação nas próximas eleições. Assim, Trump teria uma disputa mais acirrada diante do seu oponente e atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
A leitura da sentença será no dia 11 de julho e o ex-presidente pode pegar até quatro anos de reclusão para cada um dos crimes cometidos.
Ex-presidente mostra revolta com condenação
Trump não gostou da decisão do júri e chamou o juiz responsável pelo caso de corrupto. Indignado, o ex-presidente proferiu palavras pesadas no tribunal e destacou que a resposta será no dia da eleição, 5 de novembro.
Trump pode candidatar nas próximas eleições?
Apesar da condenação e possível reclusão, as normas dos Estados Unidos permitem que Donald Trump participe normalmente das próximas eleições. Então, em caso de vitória, o ex-presidente pode assumir o cargo, mesmo se tiver preso.