Incêndio causado por criança de 11 anos: avô que pulou do 4º andar quebra o silêncio e fala sobre o caso

Avô defende neta suspeita de causar incêndio em apartamento em Minas Gerais

“Eu a considero como uma filha. Ela é a minha queridinha”, descreve o avô – cuja identidade será omitida para proteger a criança suspeita de ter iniciado um incêndio em um apartamento em Patos de Minas (MG), no último sábado. Aos 70 anos, ele e a esposa de 52 anos tiveram que saltar do quarto andar do prédio – aproximadamente 12 metros de altura – para escapar das chamas que iniciaram enquanto dormiam e que destruíram totalmente o imóvel no condomínio Morada das Palmeiras, no bairro Ipanema. Ele conseguiu sair ileso, porém a esposa está hospitalizada para uma cirurgia nas pernas.

Elas foram lesionadas ao saltar do prédio, resultando em dois dedos do pé e o tornozelo quebrados. De origem evangélica, a família considera que sobreviver ao incêndio foi um milagre: “Nós tivemos que arriscar, pois se não saíssemos, poderíamos morrer queimados”.

incêndio
Imagem: O Globo

Leia mais:

Dino surpreende e confirma que os EUA vai doar câmeras policias ao Brasil; entenda

Operação Golden: PF apreende 15 carros de luxo e 9 aviões em operação contra a extração ilegal de minério em território Yanomami

Como era o comportamento da criança antes do incidente?

O avô, que ajuda a criar a neta para auxiliar a filha, que está separada do pai da criança, contou à imprensa que a menina apresentava sinais de um comportamento que a família considerava anormal desde muito jovem. Segundo ele, por volta de um ano e meio de idade, a menina espelhava fezes em suas roupas, na TV e na cama. “Essa não é uma atitude normal”, relembra.

A neta era responsável pelo incêndio?

Após o incidente, o avô teve poucas oportunidades de conversar com a neta. Ele enfatiza que não pode afirmar com certeza se ela foi a responsável pelo incêndio que começou no sofá da sala. “Eu não presenciei. Estava dormindo”, explica. Assim como ele, diz que qualquer outra pessoa que esteja culpando a criança também é precipitada, pois não estava presente na ocorrência.

A neta tinha comportamentos estranhos?

Antes do devastador incêndio, eles tinham tido uma semana de felicidade em Porto de Galinhas, em Pernambuco. O avô retrata sua neta como uma criança inteligente e adorável. A descoberta de que a neta estava pesquisando sobre magia negra e bruxaria no celular com um amigo foi um choque para a família, de crença adventista do sétimo dia.

Quais foram as consequências do incêndio?

Os reflexos do incidente, tanto no âmbito material quanto emocional, têm sido desastrosos. Além disso, houve um grande aumento na preocupação sobre a criança. A polícia e o Conselho Tutelar de Patos de Minas estão investigando o caso. Enquanto isso, moradores do condomínio estão realizando uma vaquinha para ajudar o casal.

Fonte: Extra