Noticias

Índice de mortes violentas tem queda no primeiro semestre de 2019

Índice de mortes violentas tem queda no primeiro semestre de 2019

O Brasil teve uma queda no índice de mortes violentas no primeiro semestre de 2019. O nordeste do Brasil foi a região com maior queda no índice. Outras pesquisas revelam que o Nordeste é uma das regiões mais perigosas do Brasil. 

A queda no índice vem desde 2018

Neste primeiro semestre de 2019 teve um efeito significativo comparado ao primeiro semestre do ano passado. Foram 21.289 assassinatos em 2019 contra 27.371 em 2018 (uma queda de 22%). O índice nacional de homicídios criado pelo G1 mostra que houve uma redução de 6.082 mortes no primeiro semestre, tendo redução em todos os estados da Federação.

Mortes violentas no Nordeste

O Nordeste, que já chegou a ter 48 mortes por 100 mil habitantes, teve queda de 3.244 mortes neste primeiro semestre. Em outras palavras, responde pela metade da queda de mortes violentas em todo o país. O índice mostra ainda que há uma morte violenta a cada doze minutos no Brasil.

Índice de mortes violentas tem queda

O Governo afirma que a queda se deve aos esforços de combate ao crime organizado, como transferências de presos. Entretanto, o Ministro da Justiça Sergio Moro reconhece que os números são altos e que precisam melhorar. Em entrevista à GloboNews, Sergio Moro afirmou:

Apesar da redução, vamos reconhecer: os números são altos. Precisamos melhorar muito mais.

Para Bruno Paes Manso (NEV-USP), tais números devem ser vistos com ceticismo, ressaltando que no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, por exemplo, apareceram cemitérios clandestinos, surgindo a possibilidade de haver mortos que não constam na lista.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo