Infância roubada: 80% das vítimas de abuso sexual são crianças e adolescentes
Infância roubada: Abuso sexual infantil atinge proporções alarmantes no Brasil
Atualmente, o Brasil enfrenta um cenário aterrorizante sobre a infância, 8 em cada 10 vítimas de abuso sexual são crianças e adolescentes. Conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, a realidade impacta a vida de milhares de jovens e urge de medidas para combater esses crimes.
Leia mais:
Blasfêmia: crime em diversos países e ofensa grave em diversas religiões
Um lar inseguro:
Visto como um refúgio de amor e proteção, o lar se tornou um local inseguro para as crianças e adolescentes e virou o palco principal para esses crimes. De acordo com números, 72,2% dos casos de abuso sexual acontecem dentro de casa. Além disso, em 71,5% das vezes, o autor é um familiar ou conhecido da vítima.
Infância marcada pelo medo e pelo silêncio:
Entre os registro de abusos, 10,4% são bebês e crianças entre 0 e 4 anos. Já 17,7% são entre 5 e 9 anos de idade e 33,2% representa a faixa etária entre 10 e 13 anos. Assim, a infância e adolescência desses jovens serão marcadas por trauma, sofrimento e medo.
Um pedido de socorro que precisa ser ouvido:
Para essas crianças e adolescentes, geralmente a escola se torna o único refúgio. No entanto, mais da metade da população, 52%, já presenciou alguma situação de violência contra mulheres, crianças e meninas no ambiente escolar. Com isso, é importante que a escola esteja preparada para oferecer o suporte necessário.
Quebrar o silêncio e agir:
Para realizar a denúncia sobre esses crimes não é fácil, já que a vítima precisa superar a vergonha. Por outro lado, é fundamental a proteção das crianças e adolescentes. Conforme registro dos primeiros meses de 2023, os registros no Disque 100 apontaram um aumento de 68% nas violações sexuais contra crianças e adolescentes.
Educação como ferramenta de prevenção:
De acordo com a opinião de especialistas, a educação sexual nas escolhas é a melhor opção para prevenir o abuso sexual. Além disso, por intermédio da educação é possível ensinar crianças e adolescentes na identificação da violência e compreender os limites da busca por ajuda.
Juntos por uma infância livre de violência:
A UNICEF, Canal Futura e Childhood Brasil, lançou a campanha #EmCasaSemViolência, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Assim, a iniciativa oferece materiais educativos e canais para denúncias.
Denuncie! Você não está sozinho:
Em caso de alguma suspeita sobre abuso sexual contra criança e adolescente, denuncie aqui:
- Disque 100
- Ligue 180
- APP Direitos Humanos BR
- Delegacia On-Line
Em caso de presenciar uma situação de violência:
- acione a polícia militar (ligue 190)
Violência online:
- Safernet
- APP Direitos Humanos BR
- Delegacia On-Line
Em todos os canais disponíveis, as denúncias são anônimas! Assim, juntos podemos construir uma sociedade com mais justiça e segurança para as crianças e adolescentes!