Noticias

STJ não conhece habeas corpus com inicial de 730 páginas

inicial de 730 páginas

STJ não conhece habeas corpus com inicial de 730 páginas

Um advogado do Distrito Federal impetrou no STJ um habeas corpus com nada menos que 730 páginas. Além dos argumentos para justificar seu pedido, o procurador reproduziu a íntegra da obra “As formas de Governo na racionalidade objetiva greco-romana”. A petição não foi conhecida pela 6ª Turma do STJ.

Inicial de 730 páginas que reproduz livro

Ao analisar o habeas corpus, o ministro Sebastião Reis Júnior classificou as laudas como “excessivas e fastidiosas”. Apesar da prolixidade, a petição acabou mesmo não sendo conhecida por outro motivo: supressão de instância. Sendo assim, nas palavras do ministro Sebastião Reis Júnior:

Daí o presente mandamus, no qual o impetrante requer, em excessivas e fastidiosas 730 laudas – em que, entre outros, colaciona a íntegra da obra: As Formas de Governo na racionalidade objetiva greco-romana (fls. 10/732) – que seja concedida a ordem impetrada, para a expedição do competente alvará de soltura (fl. 733).

Ocorre que o habeas corpus não pode ser conhecido, visto que foi impetrado contra decisão monocrática do Desembargador Presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual, como visto, nem sequer examinou monocraticamente o mérito do writ lá impetrado (HC n. 2018.444-86.2019.8.26.0000/SP)

Logo, não esgotada a instância ordinária, é manifesta, portanto, a supressão de instância (AgRg no HC n. 332.057/BA, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, DJe 28/3/2016).

730 páginas

Crédito: Migalhas

Será que, se não fosse o caso de supressão de instância, a 6ª Turma poderia ter deixado de conhecer o habeas corpus pelo excesso de laudas, sobretudo por se tratar de reprodução integral de livro? Fica a pergunta para o(a) leitor(a). No mais, clique AQUI para ler a decisão na íntegra.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Noticias

Projeto de lei pune quem divulgar cenas de crime violento

Noticias

Projeto de lei aumenta pena para omissão de socorro no trânsito

Noticias

VOX: entrevista aborda a situação das mulheres encarceradas no Brasil

Noticias

Ex-presidente Michel Temer é preso pela Operação Lava Jato

Receba novidades em seu e-mail