Noticias

Inscrições abertas: projeto ‘E SE?’ (segunda edição)

Canal Ciências Criminais
projeto e se

Inscrições abertas: projeto ‘E SE?’ (segunda edição)

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto ‘E SE?’. Em síntese, a ideia do projeto é incentivar os leitores do Canal Ciências Criminais a pensar sobre o futuro do sistema criminal brasileiro como um todo e permitir reflexões sobre a forma como estamos o conduzindo. Semanalmente serão formuladas perguntas envolvendo temas polêmicos, com a finalidade de estimular debates e discussões.

A longo prazo, o escopo do projeto ‘E SE?’ é promover uma mudança cultural em nossa sociedade para que enxergue os problemas de natureza criminal sob uma ótica mais humana. Um objetivo ousado, sem dúvidas, mas acreditamos ser possível.

Primeira edição

Na primeira edição foram formuladas 20 perguntas de algo impacto (confira AQUI a relação completa), as quais conduziram os leitores a reflexões e insights para repensar o sistema penal. Os questionamentos contaram com a participação de leitores e colaboradores, cujas contribuições estão sendo agora compiladas em eBook. O livro digital será lançado nos próximos dias como o selo da Editora Canal Ciências Criminais.

Como funciona

1. Todo e qualquer participante, seja qual for a formação, é livre para participar.

2. De duas a três vezes por semana, será formulada uma pergunta de alto impacto que envolva temas polêmicos e provoque reflexões. A pergunta, dado o nome do projeto, deverá começar com “E SE”?. Exemplos: “E se o Brasil adotasse a pena de morte”?, “E se os direitos fundamentais fossem realmente respeitados”?

3. Os interessados serão inseridos em grupo de WhatsApp próprio.

4. Sempre que for lançada uma nova pergunta, será criado um arquivo no Google Drive do grupo, para que todos que desejarem responder a pergunta possam fazê-lo. O arquivo será editável, de modo que todos possam responder no próprio documento de texto.

5. O participante deverá formular uma resposta de, no máximo, um parágrafo. A ideia é justamente que vários participem, trazendo um olhar do que acreditam que acontecerá (ou que gostariam que acontecesse no futuro). Em síntese, quanto mais participantes, mais olhares sobre a mesma pergunta.

6. Ao final da resposta, o participante deverá se identificar com nome completo, profissão e, se desejar, breve titulação.

7. Tanto a pergunta de alto impacto quanto as respostas daqueles que desejarem participar serão convertidos e publicados em forma de artigo no Canal Ciências Criminais. Assim, as contribuições não ficarão restritas ao grupo, mas serão transmitidas a todos os leitores do portal.

8. O material será posteriormente compilado em eBook próprio, a ser publicado com o selo da Editora Canal Ciências Criminais.

9. Todo e qualquer participante é livre para propor novas perguntas, a qualquer tempo.


Quero participar do projeto

Caso você tenha interesse em participar do projeto, contribuindo para repensar o sistema penal como um tudo, basta enviar seu nome completo e breve currículo para o e-mail redacao@canalcienciascriminais.com.br – considerando que as vagas são limitadas, a equipe do Canal Ciências Criminais iniciará, ainda nesta semana, uma seleção dos interessados a participar do projeto.

Autor
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
    Continue lendo
    Receba novidades em seu e-mail