Vídeo chocante: interior de avião destroçado após terrível explosão no Japão
Nesta terça-feira, 2 de janeiro, um avião da Japan Airlines se chocou com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão, na pista do aeroporto de Haneda, localizado na cidade de Tóquio, capital do país. Um passageiro que estava no vôo da companhia filmou o interior do avião logo após a batida.
As imagens que foram gravadas com um celular do interior da cabine da aeronave, mostram o avião já parcialmente em chamas enquanto tentava parar durante o pouso no aeroporto, vindo de Hakkedo. A aeronave da Guarda Costeira estava parada na mesma pista.
Leia mais:
O poder da determinação: mulher vence batalha legal contra banimento injusto em jogo online
Quando o encontro dos sonhos se torna pesadelo: homem condenado por roubo em app de namoro
O que as imagens gravadas do interior do avião mostram?
Em um primeiro momento, os passageiros mantiveram a calma, apesar de o choque ter gerado uma explosão instantânea tanto no avião da Japan Airlines, quanto na aeronave da Guarda Costeira japonesa, que puderam ser vistas pelas câmeras do aeroporto de Haneda.
Na sequência, a cabine é tomada por uma forte fumaça negra, e, já mais nervosos, os passageiros são retirados aos poucos pela tripulação. De acordo com a companhia, a condução dos tripulantes seguiu os protocolos de evacuação em casos de emergência.
As cenas gravadas pelo passageiro também mostram alguns passageiros escorregando pela rampa inflável montada pela tripulação, enquanto a turbina está em chamas. “Pensei que ia morrer”, disse.
Segundo a rede estatal japonesa NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no choque. A Guarda Costeira japonesa disse que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave.
Colisão ocorreu um dia após terremoto no país
A colisão entre o vôo da Japan Airlines e a aeronave da Guarda Costeira ocorreu apenas um dia depois de um terremoto de 7,6 atingir a costa oeste do Japão, matando 48 pessoas e gerando alertas de “grandes tsunamis”. O episódio reacendeu no país o trauma pela tragédia do acidente nuclear de Fukushima em 2011, causado após um terremoto e tsunami atingirem o país.
De acordo com a Guarda Costeira, sua aeronave estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do país, para decolar com destino às cidades atingidas pelo terremoto e prestar ajuda à população. Já o avião da Japan Airlines era um voo comercial que chegava de Hokkaido, no norte, segundo a companhia.
O tremor gerou cerca de 50 réplicas ao longo da região de Ishikawa, no oeste do Japão, e alertas por tsunamis com ondas de até 5 metros. Os alertas duraram quase 24 horas e foram retirados na manhã desta terça, mas equipes ainda fazem buscas nas cidades atingidas.
O gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o premiê estava reunindo informações sobre o que falhou para provocar o choque entre as aeronaves. O aeroporto de Haneda informou que todos os pousos e decolagem foram cancelados após a colisão.
Fonte: G1