Interpol lança a Polícia do Metaverso contra crimes digitais
A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) anunciou que está criando a primeira força policial dentro do universo Metaverso. O anúncio foi feito durante a 90.ª Assembleia Geral promovida pela Organização.
O objetivo do novo projeto é criar um ambiente virtual para agentes interagirem entre si, trocarem informações, realizarem cursos, e conduzir investigações livres dos limites físicos e geográficos, de forma mais interativa.
Interpol e o ambiente metaverso
Durante a Assembleia que foi realizada em Nova Deli, Índia, entre os dias 18 e 21 de outubro de 2022, a Interpol apresentou o Metaverso com headsets de Realidade Virtual (RV), apresentando uma recriação digital da sede da organização, que fica em Lyon, França.
O ambiente recriado no metaverso incluía uma versão da área de segurança de um aeroporto e uma base da Polícia de Imigração.
A interpol afirmou ainda que a ideia de entrar para o metaverso veio especialmente pelo aumento dos crimes digitais, eles defenderam que se há uma tecnologia, pessoas com intenções maliciosas a usarão para o mal. E levantaram questões, inclusive, sobre a forma como os criminosos estão usando o PIX, no Brasil, e se não seria o caso dele deixar de existir.
Além disso, a agência internacional anti-crime citou o relatório feito pela Gartner, que afirma que até 2026, 1 a cada 4 pessoas no mundo passarão pelo menos 1 hora no Metaverso, todos os dias. No entanto, alguns estudiosos criticaram esse relatório pois entenderam que a Gartner não levou em consideração dois fatores importantes: Primeiro o custo elevado dos equipamentos de RV, obrigatórios para se acessar a plataforma, torna o Metaverso uma ferramenta inacessível para os mais pobres. Segundo, o fato de que há uma resistência generalizada dos desenvolvedores em criar experiências, mesmo entre aqueles dentro da plataforma.
Apesar disso, a Interpol juntamente com o Fórum Econômico Mundial afirmaram que “o crescimento de golpes de engenharia social, extremismo violento, e desinformação” justificam o esforço em policiar o Metaverso, usando suas próprias ferramentas.”
Fonte: Terra