Noticias

Investidores “fogem” do Brasil por alto índice de crimes e violência e país deixa de crescer 0,6 ponto no PIB

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou um estudo que revela o alto custo da criminalidade para o crescimento econômico do Brasil. Segundo o FMI, se o país conseguisse reduzir o nível de criminalidade para a média mundial, seu Produto Interno Bruto (PIB) poderia crescer 0,6 ponto percentual a mais.

A pesquisa, realizada por Rodrigo Valdés, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, e Rafael Machado Parente, economista do Fundo, destaca que a violência tem um custo econômico ainda maior no Brasil do que na maioria dos países da América Latina. No geral, a criminalidade impacta o crescimento do PIB da região em 0,5 ponto percentual.

violência
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Leia mais:

Filho adotivo de Cid Moreira o acusa de estupro e pede a prisão do pai

PF faz operação contra suspeito de fazer ‘vaquinha’ para contratar atirador contra Lula

Violência afasta empresários e investidores

A violência e a insegurança têm motivado muitos empresários a fechar seus estabelecimentos, afetando o movimento comercial de diversas áreas. Um exemplo disso é a rua Santa Ifigênia, um importante centro de comércio eletrônico na cidade de São Paulo, onde o número de estabelecimentos caiu drasticamente nos últimos 10 anos, de 15 mil para cerca de 2,5 mil empresas.

O recente caso de um empresário que teve sua loja invadida e calculou um prejuízo de R$ 300 mil ilustra bem esse quadro de insegurança. O empresário decidiu fechar seu estabelecimento após o ocorrido, contribuindo ainda mais para a diminuição do comércio.

Alto número de homicídios no Brasil

Em 2021, o Brasil registrou 45.562 homicídios, o que equivale a uma taxa de 21,26 assassinatos por 100 mil habitantes, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse número é muito superior à média mundial, que é de 5,8 homicídios por 100 mil habitantes.

Diversos países da América do Sul sofrem com elevados índices de criminalidade, e o impacto sobre a economia é uma consequência direta desse quadro. Ainda de acordo com o estudo do FMI, a criminalidade elevada inibe a capacidade dos países de atrair investidores, prejudicando a acumulação de capital e diminuindo a produtividade econômica.

Possíveis soluções para o problema da violência

A solução ou mitigação do impacto da violência na economia requer um planejamento cuidadoso e investimentos inteligentes, começando com um diagnóstico preciso da situação. Segundo especialistas, muitas cidades se concentram em medir apenas homicídios e denúncias formais de crimes, enquanto outras formas de violência são negligenciadas nas políticas públicas.

Além disso, há um consenso entre os especialistas de que é crucial diminuir o tamanho das organizações criminosas na América Latina, bem como o interesse dos jovens em se juntar a esses grupos. A expectativa é que, com políticas públicas eficazes e investimentos inteligentes, seja possível reduzir a criminalidade e impulsionar o crescimento econômico.

Fonte: O Sul

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo