Irã em luto: investigação em andamento para desvendar tragédia que vitimou presidente e ministro
Investigação sobre a tragédia que vitimou o presidente do Irã
O Irã está em luto após o acidente trágico que vitimou o presidente Ebrahim Raisi e Hossein Amir-Abdollahian, ministro das Relações Exteriores. Diante do acidente de helicóptero que aconteceu no último domingo (19), Mohammad Bagheri, que é o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do país, solicitou uma investigação para determinar as causas.
Leia mais:
CRIME HORRENDO: Adolescente confessa ter matado a família inteira e CHOCA São Paulo
Fábrica de pesadelo: família transforma casa em arsenal para abastecer facções
De acordo com informações da Tasnim, agência de notícias do país, e divulgação da CNN, um grupo de alto escalão já se deslocou até o local do acidente. No total, o helicóptero transportava nove pessoas, entre elas, o presidente e o ministro. A tragédia aconteceu em uma área montanhosa e todos morreram.
No entanto, as autoridades iranianas não informaram as possíveis causas do acidente e apenas confirmou a morte do presidente Ebrahim Raisi e do ministro.
Sucessão presidencial em andamento:
Conforme consta na Constituição do país, após a morte do presidente, quem assume é o primeiro vice-presidente, de forma interina. Entretanto, ainda estará sujeito à aprovação do Líder Supremo do país.
Atualmente, o cargo de vice-presidente está vago. Então, o Líder Supremo terá que nomear um novo vice-presidente antes da sucessão presidencial. Em seguida, uma nova eleição para presidente deve ser realizada em até 50 dias, mas a data ainda não foi definida.
O acidente e seus impactos:
O acidente trágico foi um golpe significativo para o Irã, já que Ebrahim Raisi era uma figura importante no cenário político do país. O presidente foi eleito no ano de 2021. Já o ministro era experiente e um dos principais negociadores em relação com os assuntos internacionais.
Diante da morte dos líderes, o país terá muitas mudanças na dinâmica política, internamente e no exterior. Assim, as investigações seguem em andamento e tem como objetivo esclarecer quais foram as causas do acidente e identificar possíveis responsáveis. Com isso, o resultado também pode impactar para o futuro do Irã.
O mundo observa com atenção:
O trágico acidente repercutiu no cenário internacional e diversos líderes desejaram suas condolências ao povo do país e à nação. Por outro lado, a comunidade de fora segue alerta sobre os desdobramentos da tragédia que vitimou o presidente e o ministro.