Crimes que Chocaram o MundoNoticias

Irmão de Suzane Von Richthofen sofre até hoje com a morte dos pais

Um dos elementos menos abordados do caso von Richthofen é a história de Andreas, o irmão mais novo de Suzane. Traumatizado pelo crime e pela perda dos pais – e a irmã na cadeia -, o jovem passou por maus bocados nas últimas décadas.

Hoje, 20 anos após o crime bárbaro cometido contra seus pais, muito se fala sobre Suzane na mídia, porém, pouco se fala em relação ao sofrimento que o jovem Andreas teve que passar ao perder praticamente toda sua família.

Na noite do crime, em 2002, Andreas foi levado por Suzane e Daniel para uma lan-house em Campo Belo, um bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. Foi enquanto o adolescente estava no local que Suzane e os irmãos Cravinhos assassinaram Manfred e Marísia. Depois do crime, Andreas von Richthofen passou a morar com a avó e o tio, sendo protegido contra o assédio da mídia e da população em geral.

Todavia, quatro anos depois da tragédia, Lourdes Maganani Abdalla, a avó de Andreas faleceu, sendo mais uma perda traumática para o jovem.

Em 2005, três anos após o crime, Andreas von Richthofen passou no vestibular de Farmácia e Bioquímica na USP, conseguindo o terceiro lugar. Andreas passou também em quatro outras faculdades, incluindo no curso de Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Andreas Von Richthofen sofre até hoje os traumas pela perda precoce da família

O jovem só falou publicamente sobre o assassinato em 2015, em uma carta direcionada a um repórter da Rádio Estadão. O jovem escreveu:

“Entendo que sua raiva e indignação para com estes três assassinos seja imensa e muito da sociedade compartilha esse sentimento. E eu também. É nojento. Encare da perspectiva existencialista”.

Em 2017, Andreas von Richthofen, na época com 29 anos, foi preso por invadir diversas residências em São Paulo. Na abordagem policial, ele dizia frases sem sentido e parecia assustado, sem revelar sua identidade.

Andreas só foi reconhecido como o irmão de Suzane no Hospital Municipal de Campo Limpo. Devido ao vício em álcool e drogas, ele acabou internado em uma clínica de reabilitação.

richthofen
Andreas Von Richthofen. Imagem: Istoé

As informações mais recentes sobre Andreas von Richthofen envolvem um imóvel penhorado pela Justiça de São Paulo.

O imóvel em questão foi recebido por Andreas em 2008, com a partilha da herança dos pais. A propriedade tem o valor estimado em R$ 977 mil, e foi penhorada por uma dívida de mais de R$ 30 mil em IPTU atrasado.

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo