Noticias

Documentário EXPLOSIVO explora um novo ângulo do caso dos Irmãos Menéndez – e você pode assisti-lo agora

O caso dos irmãos Menendez volta a mobilizar a opinião pública após três décadas

Em 1989, o brutal assassinato de Jose e Mary Menendez chocou os Estados Unidos e o mundo. Seus filhos, Lyle e Erik Menendez, confessaram o duplo homicídio e, desde então, estão presos. Entretanto, após três décadas, uma nova onda de manifestações defendendo a inocência dos irmãos tomou conta das redes sociais, principalmente entre os usuários da Geração Z.

O documentário “Os Irmãos Menendez: Assassinos ou Sobreviventes?” (Making Menendez: Psycopaths or Survivors?) traz à tona o debate sobre o caso e questiona se a justiça americana falhou ao julgar os irmãos.

LEIA MAIS:

PF apreende celulares de Jair Bolsonaro e Michelle em operação autorizada pelo STF

Linha Direta retorna à Globo com Caso Eloá: sequestro, violência e os erros policiais revelados

Defensores da inocência dos irmãos Menendez nas redes sociais

O repórter Ezra Marcus, do New York Times, se deparou com 700 milhões de visualizações em vídeos do TikTok defendendo a inocência dos irmãos Menendez. Este fato o levou a escrever um artigo sobre o caso, que serve como ponto de partida para o documentário do ID. Os defensores dos irmãos alegam que Lyle e Eric teriam sido vítimas de abuso sexual e emocional por parte dos pais e, por isso, cometeram o duplo homicídio.

Além de entrevistar Lyle na prisão, o documentário conta também com depoimentos dos criadores desses vídeos no TikTok, bem como de pessoas envolvidas no caso – como o sargento Tom Edmonds e jornalistas que cobriram o caso na época.

irmaos nenedez 1
Documentário EXPLOSIVO explora um novo ângulo do caso dos Irmãos Menéndez - e você pode assisti-lo agora 3

A busca por justiça e a influência das redes sociais no caso Menendez

O fenômeno da crescente defesa dos irmãos nas redes sociais tem relação com o interesse público por conteúdo relacionado a crimes reais (true crime). O debate presente nessas discussões aborda a seguinte questão: a justiça americana falhou ao tratar Lyle e Erik como culpados?

Diante do clamor pela reabertura do caso e pela anulação das condenações dos irmãos, especialistas em fenômenos midiáticos também analisam o papel das redes sociais e da opinião pública nesta nova fase do caso Menendez.

Os irmãos Menendez: vítimas de abuso ou assassinos por ganância?

A versão defendida pelos irmãos nos vídeos e postagens nas redes sociais, em que eles são retratados como eternamente jovens, contrapõe-se à visão da promotoria durante o julgamento, que os acusava de cometer o crime por ganância e por querer ficar com a herança dos pais. Esse contraste gera ainda mais polêmica e questionamentos em relação ao caso.

Em conclusão, “Os Irmãos Menendez: Assassinos ou Sobreviventes?” traz à tona o debate e a influência das redes sociais na visão sobre o caso dos irmãos Menendez, presos há mais de trinta anos pela morte dos pais. Ao levantar a possibilidade de eles terem sido vítimas de abuso, o documentário propõe uma discussão sobre a eficácia da justiça americana e a importância da opinião pública nos desdobramentos de casos emblemáticos como este. Fica, então, a pergunta: os irmãos Menendez são assassinos por ganância ou sobreviventes de um lar abusivo?

Irmaos Menendez 1
Documentário EXPLOSIVO explora um novo ângulo do caso dos Irmãos Menéndez - e você pode assisti-lo agora 4

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo