Noticias

Israel dá 24 horas para palestinos abandonarem a Faixa de Gaza, entenda a situação

Exército exige evacuação de Gaza

O porta-voz do exército de Israel anunciou recentemente que os moradores da Faixa de Gaza deverão evacuar a cidade em prol de sua própria segurança. Há temores entre os palestinos de que o anúncio preveja uma invasão terrestre israelense em Gaza.

Antes do comunicado do exército nas redes sociais, a Organização das Nações Unidas (ONU) relatou que os militares israelenses alertaram cerca de 1,1 milhão de habitantes palestinos na região norte da Faixa de Gaza a migrar para o sul. No entanto, segundo o Exército israelense, o alerta destina-se apenas aos 677 mil residentes na Cidade de Gaza.

gaza
Imagem: BBC News

Leia mais:

Peculato eletrônico: entenda o que configura este crime e qual a sua pena

De Nannie Doss a Lizzie Halliday: conheça 5 histórias brutais de mulheres assassinas

Operações “significativas” em Gaza

Israel também declarou que as operações na Cidade de Gaza nos próximos dias serão “significativas”. Foi explicitamente recomendado aos moradores da região que evitassem se aproximar ou ultrapassar a fronteira. De acordo com a ONU, o comunicado chegou pouco antes da meia-noite, local, o que significa que as 24 horas serão completadas às 18h desta sexta-feira (13), no horário de Brasília.

Reações internacionais

A ONU pediu que qualquer ordem de ataque seja rescindida. Stephane Dujarric, porta-voz da ONU, afirmou que “as Nações Unidas consideram impossível que tal movimento ocorra sem consequências humanitárias devastadoras”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou às autoridades de Israel, ressaltando que mover pessoas em estado grave nos hospitais de Gaza é uma “sentença de morte”.

O que o futuro reserva?

Futura invasão terrestre por Israel é especulada conforme dezenas de tanques de guerra são posicionados na fronteira de Gaza. O conflito entre Israel e Palestina teve início no último sábado (7), após um ataque sem precedentes do grupo terrorista Hamas contra o território de Israel. Com mais de 2.800 mortos até agora, sendo 1.537 palestinos e 1.300 israelenses, a situação continua crítica.

Foi noticiado que a Faixa de Gaza, um território palestino localizado na costa oeste de Israel, está sendo severamente afetada pelo conflito. Com 2 milhões de habitantes em um território de 360 km², a Faixa de Gaza já está marcada por problemas de pobreza e superpopulação, e a atual crise ameaça agravar ainda mais as condições de vida na região.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo