Tortura e assassinato de James Bulger: o que esses garotos de 10 anos fizeram é assustador

O mistério dos mais jovens assassinos do século XX – Thompson e Venables, assassinam James

No dia 12 de fevereiro de 1993, a pequena cidade de Bootle, Inglaterra, foi palco de um crime hediondo que chocaria o mundo. A vítima era um inocente menino de apenas 2 anos, James Bulger, que estava passeando com sua mãe, Denise Bulger, em um famoso centro varejista da região.

Por volta das 16h, Denise percebeu que seu pequeno filho havia desaparecido. Após inquieta procura e consulta às câmeras de segurança do estabelecimento, uma cena chocante se revelou: James havia sido raptado por duas crianças que circulavam pelo shopping center.

james
Tortura e assassinato de James Bulger: o que esses garotos de 10 anos fizeram é assustador 3

LEIA MAIS:

Padre vira réu sob acusação de crimes sexuais em Pernambuco; defesa contesta

Homem mata companheira, comunica crime a parente dela e comete suicídio

Quem eram Thompson e Venables?

O triste episódio que aterrorizou Bootle, envolvia dois suspeitos de apenas 10 anos, Robert Thompson e Jon Venables. Moradores da região e colegas de escola, os dois, aparentemente, passaram o dia no shopping cometendo pequenos furtos e procurando um alvo.

Aproveitando-se de um momento em que Denise estava distraída, conduziram James para fora do centro comercial. Iniciou-se então a trágica trajetória que culminaria na morte brutal do pequeno James.

Como se deu o assassinato de James Bulger?

Depois de quase duas horas conduzindo James pelas ruas de Liverpool, Thompson e Venables decidiram seguir para um terreno baldio próximo à estação ferroviária de Walton & Anfield. Marcou-se assim o local dos terríveis atos que vitimariam James Bulger.

Os agressores começaram jogando uma lata de tinta azul que haviam furtado anteriormente. As agressões se intensificaram e a dupla passou a espancar o menino, revezando-se para desferir socos, chutes e até lançar pedras e tijolos na vítima. Uma autópsia posteriormente confirmou que os agressores haviam inserido objetos na boca e no ânus de James.

james
Tortura e assassinato de James Bulger: o que esses garotos de 10 anos fizeram é assustador 4

Quais foram as consequências do crime?

Com a identidade dos agressores revelada pela população local, Thompson e Venables foram encontrados pela polícia com rastros de tinta azul e sangue de James em suas roupas. No tribunal, após se culparem reciprocamente pelos atos, foram considerados culpados pelo assassinato de James Bulger.

A princípio foram condenados a um mínimo de oito anos de reclusão porém, após apelações e até uma petição publica com 280 mil assinaturas, o tempo mínimo de reclusão foi aumentado para quinze anos. Em 2001, uma avaliação concluiu que nenhum dos assassinos representaria mais risco para a sociedade e ambos foram libertados.

Atualmente, Thompson e Venables vivem escondidos, cumprindo um programa de proteção à testemunhas sob novas identidades, uma medida implementada para protegê-los de ameaças de vingança pública. Se mostrarem qualquer sinal de perigo para o público, a volta à prisão é imediata.