Mais do que relembrar crimes do ‘médium’, série ‘João Sem Deus’ quer ampliar as vozes das vítimas

João Sem Deus: A série reveladora

João Sem Deus: A Queda de Abadiânia, a nova série de suspense e drama produzida pelo Ventre Studio, mergulha profundamente na vida e nos crimes do autointitulado médium João Teixeira, mais conhecido como João de Deus. Contudo, a produção não se contenta apenas em retratar os fatos, mas se dedica a descortinar os impactos dos abusos sexuais e estupros cometidos por ele contra centenas de mulheres, tudo sob a justificativa de realizar uma cura espiritual.

O seriado expõe a extensa rede de proteção que João de Deus conseguiu construir em Abadiânia, Goiás, para cometer esses crimes de maneira velada. Esta rede inclusive envolve pessoas que largaram tudo para se juntar a ele na Casa Dom Inácio de Loyola, onde os atendimentos aconteciam.

João Sem Deus
Mais do que relembrar crimes do 'médium', série 'João Sem Deus' quer ampliar as vozes das vítimas 3

LEIA MAIS:

TSE inicia nesta semana julgamentos de Lula e Bolsonaro

Dois helicópteros da polícia são fuzilados em megaoperação contra o tráfico no RJ

Quem são as personagens da trama João Sem Deus?

Marco Nanini, no papel do curandeiro, e as atrizes Bianca Comparato e Karine Teles, interpretando as irmãs Carmem e Cecília, formam o centro da narrativa, que ocorre 17 anos depois do primeiro contato das irmãs com o líder espiritual. Cecília, uma das vítimas de João de Deus, é obrigada a confrontar o seu passado sombrio ao sair de Lisboa para resgatar Carmem, que se tornou a braço direito do médium em Abadiânia.

O que aconteceu com João de Deus?

O caso João de Deus veio à tona em dezembro de 2018 – mulheres começaram a denunciar crimes cometidos desde a década de 1980. João Teixeira foi condenado em diversos processos, somando 489 anos e 4 meses de reclusão. Atualmente, o ex-médium cumpre prisão domiciliar em Anápolis. As informações para a produção da série foram obtidas através de reportagens, arquivos, livros, documentários e entrevistas com as vítimas e advogadas ligadas ao caso, segundo o produtor Giuliano Cedroni.

João Sem Deus
Mais do que relembrar crimes do 'médium', série 'João Sem Deus' quer ampliar as vozes das vítimas 4

A série, no entanto, vai além da figura de João de Deus

A série João Sem Deus busca retratar a diversidade de experiências e impactos do crime em cada vítima. Algumas se sentem fortes o suficiente para denunciar, outras reprimem a experiência, adoecem ou mesmo põem fim à própria vida. Há aquelas também que, mesmo vítimas, acreditam terem sido curadas pelo médium. Toda a complexidade dessas vivências é apresentada por meio de personagens distintos na série.

A série “João Sem Deus: A queda de Abadiânia” está disponível no Canal Brasil e Globoplay + Canais e é um marco importante para dar voz e visibilidade às vítimas de abuso sexual, contribuindo para debates e reflexões sobre o assunto.