Julgamento contra Fernando Collor pela Lava Jato deve acontecer nesta semana no STF
O Supremo Tribunal Federal agendou para a pauta de quarta-feira (10), o julgamento do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, acusado no âmbito da operação lava jato por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e organização criminosa.
A denúncia foi apresentada em 2015 pelo então Procurador-Geral Rodrigo Janot, e se refere a supostas irregularidades perpetradas no âmbito da Petrobras Distribuidora S/A – BR Distribuidora, objeto de investigação da operação Lava Jato.
Leia mais:
Maddie McCann: Irmã de Madeleine acende velas em memória à irmã desaparecida
STF iniciará julgamento de Fernando Collor
A denúncia apresentada contra Collor foi aceita por unanimidade pela Segunda Turma do STF em agosto de 2017. De acordo com o Ministério Público Federal, em razão do apoio ao governo Federal, o PTB, à época legenda do ex-presidente, pôde indicar nomes para cargos na BR Distribuidora, o que propiciou, entre os anos de 2010 e 2014, que os denunciados tenham integrado organização criminosa com o propósito de desviar recursos em proveito particular, corromper agentes públicos e branquear valores, a partir da influência, junto à sociedade de economia mista, do ex-senador Fernando Collor.
Além de Collor, também foram denunciados o empresário Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos (apontado como operador particular do ex-senador) e Luís Pereira Duarte de Amorim (tratado pela acusação como administrador de empresas de Collor).
Agora, a Suprema Corte analisará e decidirá que estão presentes a materialidade e a autoria necessária para condenar os acusados.
Processo: AP 1.025
Fonte: Migalhas