- Publicidade -

Justiça americana rejeita pedido de fiança de Luis Martinelli

- Publicidade -

Acusado de lavagem de dinheiro no caso Odebrecht, Luis Enrique Martinelli, filho do ex-presidente do Panamá, que foi extraditado para os Estados Unidos, teve novamente seu pedido de fiança negado nesta terça-feira (23).

- Publicidade -

O acusado, que não participou da videoconferência da audiência realizada no tribunal federal do Brooklin, teve o novo pedido da sua defesa rechaçado pelo juiz Raymond J. Dearie. A defesa soliticou que o réu aguardasse em liberdade.

“A liberdade mediante pagamento de fiança não significa uma retribuição”, afirmou o magistrado, após a defesa do réu apresentar uma série de ações e promessas por parte de Martinelli, com o exemplo de que estaria disposto a entregar seus passaportes às autoridades como forma de demonstrar sua disposição em comparecer aos tribunais e não fugir do país.

Luis Henrique Martinelli, de 39 anos, e seu irmão Ricardo Alberto, de 42 anos, que segue detido na Guatemala à espera da sua extradição, foram condenados pela justiça dos EUA por receber cerca de 28 milhões de dólares da construtora brasileira Odebrecht. No total, 19 milhões transitaram em contas sob jurisdição dos Estados Unidos, antes de serem redistribuídos para outros países, como a Suíça, por exemplo.

Os irmãos foram detidos em julho de 2020, ao tentar embarcar num voo para o Panamá. A extradição de Luis Enrique ocorreu em maio de 2021, enquanto a de seu irmão foi autorizada no início do mês de novembro e pode levar um tempo para se concretizar.

- Publicidade -

- Publicidade -

Os irmãos Martinelli também eram procurados pela polícia panamenha por envolvimento num escândalo de corrupção também relacionado com pagamento de propina em troca de concessão de obras públicas, conhecido como “Blue Apple”.

Leia também

STJ: a alegação de excesso de prazo fica superada se estiver o paciente foragido


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

- Publicidade -

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais