Noticias

Justiça condena perito e advogado acusados de falsificar laudo para beneficiar investigado por homicídio

Um advogado e um perito criminal foram condenados por falsificar um laudo pericial para beneficiar um homem investigado por homicídio. A decisão foi proferida pelo juiz Senivaldo dos Reis Júnior, da Vara Única de Nova Granada, São Paulo.

O advogado foi condenado a uma pena de 12 anos, quatro meses e 67 dias de reclusão, pelos crimes de falsificação de documento particular e corrupção ativa. Já o perito criminal, a 11 anos e 55 dias de reclusão, pelos crimes de falsificação de documento particular e corrupção passiva. Além de ter sido afastado das funções públicas.

advogado
Advogado e Perito fraudam laudo pericial. Imagem: TRF1

O laudo seria para beneficiar o irmão do advogado

Segundo os autos do processo, o advogado pretendia fazer provas em benefício do irmão, suspeito de matar um homem a tiros em 2011. Diante disso, o advogado procurou o perito para encomendar dois pareceres técnicos balísticos que pudessem contrariar o laudo existente na investigação do crime. Em troca, o advogado pagaria propina ao perito.

Sobre o modus operandi do crime, o magistrado destacou na sentença:

“O laudo falso foi elaborado sem apego a qualquer técnica viável comprovada, posto que tinha o único propósito de beneficiar outrem em feito criminal, sendo consignadas assinaturas falsas de um perito aposentado, com posterior apresentação no processo crime.”

A falsificação em questão só foi descoberta depois que o perito foi oficialmente convocado para participar do Tribunal do Júri, oportunidade em que disse que não tinha emitido as peças em questão.

O documento fraudado afirmava que um projétil apreendido na cena do crime não foi disparado pela arma utilizada no homicídio.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo