• 22 de janeiro de 2020

Lançamento: Estudos Prisionais (eBook)

 Lançamento: Estudos Prisionais (eBook)

Lançamento: Estudos Prisionais (eBook)

Conheça Estudos Prisionais, o mais novo lançamento da Editora Canal Ciências Criminais! De autoria de Mariana Py Muni Cappellari, o eBook reúne diversos temas relacionados ao cárcere e à execução penal, tais como a violência na prisão, o fenômeno da prisionização e o debate em torno da privatização de presídios.

Estudos Prisionais (Apresentação)

Foucault já enunciava a centralidade da pena de prisão, e nos parece que a contemporaneidade ainda deposita e credita na pena privativa de liberdade o ‘combate a criminalidade’, como se a punição fosse o único meio possível de se efetivar as promessas de segurança pública.

Mesmo que a Criminologia já tenha colocado em xeque a falência da pena de prisão, deitando-se sobre os efeitos da prisionização, bem como sobre a impossibilidade de se relacionar redução da criminalidade com aumento de punição, mas podendo demonstrar, a contrário senso, que o aumento do encarceramento propicia maior incremento do crime, vide o surgimento das facções no interior dos estabelecimentos penais; ainda se continua correlacionando ‘punição’, ‘prisão’ e ‘justiça’, como se Zaffaroni já não nos tivesse demonstrado que nenhuma teoria jurídica seria possível a racionalizar a pena de prisão, uma vez estando esta alicerçada na vingança.

Assim, quando nos tornamos o terceiro país do mundo que mais encarcera, em condições degradantes e desumanas, não por menos a declaração do estado de coisas inconstitucional do sistema penitenciário brasileiro pelo Supremo Tribunal Federal, e, em tempos de populismo punitivo e de evidente recrudescimento, com políticas que tendem a se afastar dos valores democráticos e do Estado de Direito, imprescindível nos parece o presente debate e a reflexão contínua sobre a temática prisão.

Como acessar o eBook?

Há duas maneiras de acessar o eBook:

a) diretamente pelo site da Amazon (clique AQUI);

b) assinando o plano anual da VOX, nossa plataforma de conteúdo online (clique AQUI).


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.