Lançamento: Sistema Penal e Teorias da Pena
Conheça SISTEMA PENAL E TEORIAS DA PENA, o novo lançamento da Editora Canal Ciências Criminais. Escrito por Dévon Devaci, o livro enfrenta dois temas: as teorias da pena e a atuação do sistema penal. Daqui deriva, segundo anuncia o próprio título, o choque que conduz – em boa medida – à deslegitimação dos discursos punitivos. Confira mais detalhes sobre o livro:
Sistema Penal e Teorias da Pena
No sistema penal da transmodernidade tudo converge para a total e absoluta ilegitimidade do direito criminal e do sistema penal, uma vez que a realidade revela a verdadeira face do sistema: um instrumento de poder utilizado para dar sustentação ao caos social e econômico, a serviço de interesses da minoria privilegiada.
Desta forma, a almejada legitimação científica do sistema penal é contrariada pela realidade, a qual mostra o lado oposto e verdadeiro deste instrumento de poder, que desde o início da civilização tem sido a base sustentadora do domínio e continuidade do caos social e econômico.
O antagonismo existente entre a ciência e a realidade do sistema penal permite concluir que as teorias das penas, adequadas aos ditames dos textos constitucionais dos Estados Democráticos de Direito, acabam por corresponder a simples falácias. Apresentam discursos que cumprem o mero papel de dar sustentáculo à continuidade do emprego de um sistema penal injusto e cruel.
O Estado não tem o objetivo de concretizar as finalidades científicas propostas pelas teorias das penas que pregam o uso da pena com fins preventivos. E nem mesmo as teorias negativas (agnósticas) da pena são observadas, eis que não se reconhece a pena como ente político, não se busca o fim da seletividade e não se quer reduzir o poder punitivo do Estado.
Dévon Defaci
Para saber mais sobre o livro, clique na imagem a seguir:
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.