Assédio contra ex-deputada na Alesp: laudo sobre o vídeo é divulgado; confira a conclusão
Laudo policial não confirma assédio sofrido por ex-deputada Isa Penna
Em um recente laudo divulgado pelo Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo, a evidência de assédio sexual à ex-deputada estadual Isa Penna (PCdoB) pelo ex-deputado Fernando Cury (União Brasil) não foi apurada com a certeza necessária. O documento em questão foi obtido pelo jornal Folha de S. Paulo.
A perita que assinou o laudo, Vilma Soares, frisou um importante detalhe; o contato da mão direita do ex-deputado Fernando Cury com a região do corpo da ex-deputada Isa Penna, na altura de suas costelas, foi evidente. Contudo, não há certeza de uma apalpação dos seios.
Leia mais:
Revelação bombástica: 30% dos réus por tráfico no Brasil afirmam uso pessoal
Detalhes do laudo
Importante ressaltar que o relatório lançado destaca que o toque durou meros três segundos devido à rápida reação de Isa, que prontamente afastou Cury.
O laudo foi baseado em análises das câmeras de segurança do Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A solicitação da perícia foi realizada pela defesa de Fernando Cury, sendo então autorizada pela juíza Danielle da Silva, da 18ª Vara Criminal de São Paulo.
O que aconteceu depois?
Após o escândalo, a Alesp efetuou o lançamento de uma cartilha contra assédio, como medida preventiva para evitar polêmicas semelhantes.
Relembre o caso
Isa Penna relatou em dezembro de 2020, durante uma sessão da Alesp, que sofreu assédio por Fernando Cury, que naquele momento, era seu colega. Após a denúncia, o deputado foi afastado por seis meses e posteriormente, expulso do seu partido, o Cidadania.
Em dezembro de 2021, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou a denúncia contra Cury, por unanimidade.
Fonte: Metrópoles