Leitura é importante para crescimento intelectual e redução da pena
A leitura tem um papel muito importante tanto com relação ao crescimento intelectual quanto para a redução do tempo de pena, sendo o foco do projeto “Despertar pela Leitura”, implantado na região serrana de Santa Catarina, mais especificamente no Presídio Regional de Lages, Masculino de Lages, Penitenciária da Região de Curitibanos e Industrial de São Cristóvão do Sul.
Crescimento intelectual e redução da pena
Como cediço, a remição é um direito do preso e pode ocorrer por três formas diferentes: trabalho, estudo e leitura, sendo que, no caso do projeto catarinense, para cada obra lida, a redução da pena é de 04 (quatro) dias.
A importância da leitura e do estudo é reconhecida, inclusive, pela juíza Ana Cristina de Oliveira Augustine, titular da Vara Regional de Execuções Penais da comarca de Curitibanos (TJSC). Para ela, a remição nesses casos atinge o objetivo pretendido, eis que conseguem preencher o tempo com atividades que visam contribuir para o desenvolvimento dos condenados, além, é claro de reduzir a pena:
A ideia de que os apenados podem melhorar através do estudo e da leitura é difundida em inúmeros países. No Brasil, estas propostas vêm sendo implementadas. A redução da pena é um estímulo a mais para que leiam e estudem.
Outro ponto destacado pela magistrada diz respeito à contribuição da leitura e do estudo para a reintegração social:
Espera-se que com isso, entre outras coisas, haja uma facilitação da reintegração social do apenado.
Um dos pontos altos do projeto, como apontado pela juíza, é o preenchimento do tempo ocioso dos presos. Inclusive, um dos detentos destacou esse aspecto, afirmando que
Aqui os dias não passam. Lendo a gente distrai, e o livro acaba antes do tempo previsto.
Outro preso afirmou que criou o hábito da leitura e que quer levá-lo para fora da unidade prisional:
É um hábito que quero levar comigo. Vou estimular meus filhos a aprender e mostrar o quanto é bom.
Com relação ao crescimento intelectual, um detento afirmou que teve melhoras tanto na sua fala quanto na escrita
Tinha muita dificuldade de me expressar. Minha letra melhorou e a pontuação também.
Conforme destacado, para cada obra lida há uma remição de 04 dias de pena, tendo o limite de 12 livros por ano. Ademais, após a leitura, que deve ser realizada em um determinado espaço de tempo, é preciso apresentar uma resenha sobre a obra, que será analisada por uma comissão, de modo que o controle é realizado pelo próprio presídio ou pela comissão, que emite um atestado de leitura, constando, dentre outras informações, o nome da obra, o período de leitura e as horas.
Leia mais:
Entenda como identificar uma prisão ilegal e como agir diante disso
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.