Confirmado para o Ministério da Justiça, Lewandowski quer endurecer a política de segurança pública do governo Lula
Escolhido pelo presidente Lula para ocupar o cargo de ministro da Justiça, deixado por Flávio Dino, Ricardo Lewandowski afirma que a segurança pública será a prioridade da pasta que assumirá nos próximos dias.
De acordo com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é extremamente importante focar no combate à crise de segurança pública. Mesmo não assumindo o ministério ainda, Lewandowski afirma que já vem tendo conversas com Lula sobre assunto e também diz concordar com quem alertou o presidente sobre tal problema.
Leia mais:
Ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski será o novo Ministro da Justiça do governo Lula
Ousadia: cobrança de bandidos para ‘permitir’ obra no Rio chegou a R$ 1 milhão
Enrijecimento da política de segurança pública
Ainda segundo Lewandowski, é necessário que haja um endurecimento na política de segurança pública, na linha que vem sendo adotada por Flávio Dino.
A linha adotada por Flávio Dino criou arestas com setores do Partido dos Trabalhadores, do PSol e com cientistas sociais especializados no estudo da segurança pública, que acusaram o atual ministro de fechar os olhos para os problemas das polícias em nome de uma boa relação com as corporações.
Em sua defesa, Dino diz que precisa conquistar o apoio das polícias para tirar do papel a política de segurança.
Qual é o plano de Lewandowski?
Para concretizar o objetivo que será estabelecido ao assumir a pasta, o ex-ministro da Suprema Corte quer manter a boa interlocução com as polícias estaduais, com investimento e trabalho conjunto, e concorda com a leitura de que a solução do problema passa por encarar as lacunas do sistema penitenciário.
Fonte: Metrópoles