Linha Direta desta semana abordou Golpe dos Nudes: veja como assistir a reprise
O quarto episódio do programa Linha Direta abordou o crime conhecido como ‘Golpe dos Nudes’, uma modalidade de extorsão virtual que consiste em ludibriar a vítima para que ela envie os nudes, e depois exigir dinheiro para não divulgar as imagens.
O foco do programa foram as vítimas de um grupo criminoso do Rio Grande do Sul, que chegou a movimentar mais de R$ 5 milhões dentro dos presídios do Estado com esse golpe. Apesar disso, há registros de vítimas em todo o país.
A reprise do programa está disponível para assinantes no GloboPlay.
Leia mais:
Tatuagem na Prisão: vídeo mostra como elas são Feitas – uma Visão do Universo do Aprisionamento
No que consiste o Golpe dos Nudes e como ele é aplicado?
Inicialmente, os criminosos criam contas falsas nas redes sociais, em sua maioria usando foto de mulheres para atrair outros homens, e passam a adicionar pessoas que possam ser vítimas potenciais de caírem do golpe. Depois, os golpistas passam a conversar com as vítimas, sugerem propostas de relacionamentos e encontros, e é nesse momento que o golpe é aplicado.
A vítima se sente mais íntima do golpista e envia as fotos solicitadas, e só depois percebem que foram vítimas do crime. Segundo os casos já descobertos no Brasil e que foram mostrados pelo Linha Direta, há duas formas de extorsão mais comuns: a primeira é o golpe da falsa menor, onde os criminosos fingem que são policiais e que receberam a denúncia e aplicam a extorsão.
Há registros até mesmo de falsas delegacias sendo montadas para dar aparência de veracidade para o crime; e a segunda, é o golpe da traição, em que as vítimas ideias são pessoas casadas, e os criminosos ameaçam de contar sobre o caso à parceira da vítima.
Fonte: Globoplay