NoticiasDireito Penal

Lula altera o comando da PF em 18 estados e dispensa 26 chefes da PRF

O governo Lula dispensou ontem superintendentes regionais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em 25 estados e no Distrito Federal e trocou a direção da PF (Polícia Federal) em 18 estados. 

As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União e são assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

– 26 dos 27 superintendentes foram dispensados na PRF – apenas o do Piauí segue no cargo. Os nomes dos substitutos não foram divulgados; 

– Na PF, houve mudanças em 18 estados e os substitutos já foram designados; 

No Rio de Janeiro, assume delegado que trabalhou no caso Marielle Franco. A corporação será comandada por Leandro Almada, responsável por conduzir em 2019 uma investigação sobre a tentativa de obstrução de justiça durante a apuração do assassinato da vereadora do Psol e de seu motorista Anderson Gomes. 

O novo diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, já tinha sido nomeado no dia 2 de janeiro, mas as mudanças nas superintendências só ocorreram agora. 

Sob o comando de Silvinei Vasques, durante o governo Bolsonaro, a PRF tornou-se alvo de ações no MPF (Ministério Público Federal) por suspeita de favorecer manifestantes bolsonaristas durante atos golpistas realizados em rodovias federais. 

Blitze da corporação no dia do segundo turno das eleições viraram alvo de investigação — agentes pararam ônibus que faziam o transporte gratuito de eleitores.

Confira abaixo quem assume as chefias da PF nos estados

Alagoas: Luciana Paiva Barbosa 

Amazonas: Umberto Ramos Rodrigues 

Goiás: Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente 

Maranhão: Sandro Rogerio Jansen Castro 

Mato Grosso: Ligia Neves Aziz Lucindo 

Mato Grosso do Sul: Agnaldo Mendonça Alves 

Minas Gerais: Tatiana Alves Torres 

Pará: José Roberto Peres 

Paraíba: Christiane Correa Machado 

Paraná: Rivaldo Venancio 

Pernambuco: Antonio de Padua Vieira Cavalcanti 

Rio de Janeiro: Leandro Almada da Costa 

Rio Grande do Norte: Larissa Freitas Carlos Perdigão 

Rondônia: Larissa Magalhães Nascimento 

Santa Catarina: Aletea Vega Marona Kunde São Paulo: Rogerio Giampoli 

Sergipe: Aline Marchesini Pinto 

Tocantins: Reginaldo Donizetti Gallan Batista

Fonte: Conjur

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo