Noticias

Presidente Lula promete expulsar narcotráfico e crime organizado da Amazônia; entenda como

Lula discursa sobre combate ao crime na Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu uma declaração na última quarta-feira (9), onde assumiu o compromisso de acabar com o narcotráfico e o crime organizado existentes na Amazônia.

A declaração foi dada após o encerramento da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém, no Pará, nos dias 8 e 9 de agosto. Na oportunidade, o presidente explicou como pretende cumprir o compromisso:

“Nós vamos colocar mais Polícia Federal para cuidar da nossa fronteira e vamos fazer convênios com todos os países fronteiriços. Da mesma forma que vamos brigar para garantir a floresta, nós vamos brigar para expulsar o narcotraficante, os traficantes de arma e o crime organizado”.

amazônia
Presidente Lula discursa durante cúpula da Amazônia

Leia mais:

Em primeira decisão no STF, Zanin derruba punição a casal acusado de estelionato

Mel Lisboa atua em filme sobre Maníaco do Parque. Veja aqui o papel

Proteção das terras indígenas

O presidente falou também sobre a proteção das terras e povos indígenas na região. Segundo ele, as áreas mais preservadas no bioma são aquelas demarcadas para povos tradicionais. “Nós já temos fiscais naturais para cuidar da nossa floresta. É só respeitá-los e garantir a eles condições de vida dignas e decentes”.

Cúpula da Amazônia

O encontro foi sediado no Brasil e contou com a participação de autoridades dos que têm a Amazônia como parte de seu território: Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Peru, Suriname e Equador. Também estiveram na conferência representantes dos Emirados Árabes (sede da COP28); França; Indonésia; Noruega; República Democrática do Congo; República do Congo; São Vicente e Granadinas.

O evento foi iniciado na última terça-feira (8) e terminou nesta quarta-feira (9). Em discurso protocolar, Lula afirmou que o encontro visa promover o desenvolvimento sustentável na região, além de assegurar o lugar dos países amazônicos na agenda internacional.

Os 8 países participantes da Cúpula integram a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), instância criada em 1978 que incentiva o desenvolvimento sustentável e a inclusão social da região. A reunião de 2023 é a 4ª entre os integrantes do tratado e a 1ª desde 2009.

Fonte: Poder 360

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo