NoticiasDireito Penal

Lula analisa sigilos impostos por governo de Jair Bolsonaro

Integrantes do novo governo Lula estão analisando e mapeando quais os sigilos impostos pelo ex-presidente Bolsonaro devem se tornar públicos. A informação veio da jornalista Andréia Sadi, do G1.

Conforme apuração da jornalista, os episódios analisados são o processo disciplinar contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a registros de visitas ao Palácio do Planalto e à compra de cloroquina pelo Exército estão na mira do governo Lula (PT).  

Governo de Lula está analisando e mapeando sigilos impostos pelo ex-presidente Bolsonaro

O entendimento é que o sigilo, no caso de 100 anos, foi usado para proteger interesses pessoais e políticos de Jair Bolsonaro (PL).

Outros sigilos impostos que estão na mira são:

– Registros de visitas ao Palácio do Planalto;

– Processo disciplinar contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello;

– Compra de cloroquina pelo Exército;

– Informações sobre a política de ampliação do acesso às armas;

– Dados sobre registros de armas mantidas pelo Exército e pela Polícia Federal, e aqueles usados para a elaboração de atos normativos.

A equipe de transição, vai recomendar ao atual presidente Lula que todos os órgãos federais revisem as decisões que desvirtuam o princípio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Fonte: G1

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo