NoticiasDireito Penal

Indicado por Lula ao STF, Zanin vota contra descriminalização da maconha para uso pessoal

Sua decisão foi a mais conservadora entre as alegações sobre esse assunto até agora

Em uma decisão inesperada, o recém-nomeado ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu um voto em oposição à proposta de descriminalização da posse de maconha para uso pessoal. No entanto, ele propôs uma definição de uma quantidade específica para distinguir entre um usuário e um traficante. Segundo sua sugestão, considere-se como usuário alguém flagrado com até 25 gramas da substância. Apesar disso, sua decisão foi a mais conservadora entre as alegações sobre esse assunto até agora.

canalcienciascriminais.com.br indicado por lula ao stf zanin vota contra descriminalizacao da maconha para uso pessoal zanin
Fonte: Carta Capital

Leia mais:

Assassinatos em Maricá: casos são conectados por orgia na prefeitura, extorsão a políticos e matadores de aluguel

Diretora que abusou de ex-alunas é condenada por estupro: você vai ficar chocado com essa história

Ministros como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin já votaram a favor da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. No decorrer de sua breve argumentação, Zanin enfatizou que o sistema judiciário tem apresentado falhas ao promover um encarceramento em larga escala, devido à falta de critérios claros para distinguir usuários de traficantes.

“Minha compreensão é de que, por um lado, o sistema judiciário penal é falho e vem permitindo encarceramento massivo e indevido, sobretudo de pessoas vulneráveis. Do outro lado, a declaração da inconstitucionalidade do artigo 28 da lei poderia até agravar o problema, retirando do mundo jurídico os únicos parâmetros normativos para diferenciar usuário de traficante. E ainda ao descriminalizar o porte sem disciplinar a origem e comercialização das drogas”, explicou Cristiano Zanin.

O ministro Zanin acrescentou que o mero uso atualmente já não é punido com prisão no Brasil

canalcienciascriminais.com.br indicado por lula ao stf zanin vota contra descriminalizacao da maconha para uso pessoal zanin 1
Fonte: Jornal de Brasília

Zanin acrescentou que, atualmente, o simples uso da droga não resulta em prisão no Brasil; Ao invés disso, são aplicadas medidas como advertências, contribuições para cestas básicas ou programas educativos. Após o voto de Zanin, o ministro André Mendonça, ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solicita mais tempo para analisar o processo, adiando sua inclusão na pauta. Contudo, a ministra Rosa Weber, presidente do STF e prestes a se aposentar, pediu que seu próprio voto fosse antecipado, com previsão de ocorrer ainda durante o mesmo dia.

Fonte: Valor Econômico

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo