Maníaco do Volga: conheça a história de um dos serial killers mais procurados do mundo

Captura de Radik Tagirov: O famoso ‘Maníaco do Volga’

Em notícia divulgada ontem, 2 de dezembro, investigadores russos anunciaram a prisão de um dos criminosos mais procurados à escala global – Radik Tagirov, também conhecido como o “Maníaco do Volga”. A equipe do portal Aprendiz Verde apresentou ao público o perfil deste serial killer pela primeira vez em 2013, destacando na época a assustadora série de atos macabros que este criminoso vinha praticando na Rússia.

Segundo informações divulgadas em 2013 pela polícia russa, Tagirov possui características físicas marcantes. Entre estas estão sua estatura, entre 1.70m e 1.75m, calçado de tamanho 40-41, e uma aparência asiática. O perfil das vítimas, em sua maioria, eram mulheres idosas solitárias, vitimadas em suas próprias residências.

Maníaco do Volga
Maníaco do Volga: conheça a história de um dos serial killers mais procurados do mundo 3

LEIA MAIS:

Brasil em choque! Professora é morta e carbonizada no RJ; mãe e filha são suspeitas do crime

Jovem acusado de estuprar a irmã comete mesmo crime com criança de 9 anos

Identidade do Assassino Serial Radik Tagirov

O ‘Maníaco do Volga’, entre os anos 2011 e 2013, espalhou o terror pela região da Sibéria. Seu modus operandi consistia em invadir os apartamentos de mulheres idosas, se passando por um eletricista ou encanador. Depois de ganhar a confiança e acesso ao interior das residências, o mesmo estrangulava as vítimas com objetos encontrados na casa ou com suas próprias mãos. Grande parte das vítimas eram mulheres com mais de 70 anos de idade.

Por que Radik Tagirov se tornou um dos criminosos mais procurados?

A polícia acreditava que Tagirov era um assassino sádico que extrai prazer em assistir suas vítimas em agonia antes de sucumbirem à morte. Não se trata de um criminoso com fins lucrativos, já que pequenas quantias em dinheiro foram roubadas de algumas vítimas, porém, segundo autoridades, o maior motivo por trás dos crimes era o prazer proporcionado pela ceifa de vidas.

Seus crimes majoritariamente ocorreram entre 2011 e 2012, em diversas cidades como Kazan, Samara, Tolyatti, Izhevsk, Ufa e outras. Após a polícia tornar público que estava no encalço de um assassino em série, os crimes cessaram. Mas em 2016, um vídeo de um conjunto de apartamentos em Kazan, Tartaristão, registrou a imagem de um homem rondando os apartamentos e as autoridades conseguiram identificar que se tratava do mesmo indivíduo responsável por pelo menos 32 mortes.

Maníaco do Volga
Maníaco do Volga: conheça a história de um dos serial killers mais procurados do mundo 4

Prisão do temido ‘Maníaco do Volga’

Após anos de investigações intensivas, Radik Tagirov foi preso em 2 de dezembro de 2020. O então serralheiro de 38 anos confessou todos os crimes durante o interrogatório, causando grande impacto tanto na mídia quanto no meio policial.

Este é mais um exemplo de assassino em série capturado que figurava em listas de criminosos impunes. Ainda que a justiça tenha demorado, esta é uma clara demonstração de que crimes hediondos não passam despercebidos pelas autoridades competentes.