• 11 de dezembro de 2019

Manuela D’Ávila confirma que passou contato do jornalista Glenn Greenwald a hacker

 Manuela D’Ávila confirma que passou contato do jornalista Glenn Greenwald a hacker

Manuela D’Ávila confirma que passou contato do jornalista Glenn Greenwald a hacker

A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) afirmou ser a responsável por intermediar o contato do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, com alguém que dizia ter “obtido provas de graves atos ilícitos praticados por autoridades brasileiras”. Nesta sexta-feira (26/7), a ex-candidata à vice-presidência da República foi citada no depoimento de um dos hackers presos pela Polícia Federal.

Em sua redes sociais, Manuela Dávila esclareceu que seu celular foi invadido no dia 12 de maio, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Minutos depois, a ex-deputada recebeu uma mensagem de um hacker que a informou da intenção de divulgar o material coletado nos celulares de diversas autoridades. Manuela diz ter desconfiado de “alguma armadilha” de adversários políticos e, por isso, repassou o contato de Greenwald.

Apesar de ser jornalista e por estar apta a produzir matérias com sigilo de fonte, repassei ao invasor do meu celular o contato do reconhecido e renomado jornalista investigativo Glenn Greenwald.


Leia também


A ex-parlamentar complementou:

Me coloco à inteira disposição para auxiliar no esclarecimento dos fatos em apuração. Estou, por isso, orientando os meus advogados a procederem a imediata entrega das cópias das mensagens que recebi pelo aplicativo Telegram à Polícia Federal, bem como a formalmente informarem, a quem de direito, que estou à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o ocorrido e para apresentar meu aparelho celular à exame pericial.

Manuela negou conhecer a identidade do hacker e se colocou à disposição para auxiliar nas investigações.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Então, siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.