Operação histórica: Marinha apreende cerca de 1,3 tonelada de drogas no Amazonas
Marinha do Brasil apreende drogas no rio Solimões em Operação Ágata
A Operação Ágata da Marinha do Brasil conseguiu um grande resultado em uma recente apreensão realizada no rio Solimões. No dia 26, os militares envolvidos na operação apreenderam cerca de 1,3 tonelada de skank e 90,78 quilos de pasta base de cocaína. Esta ação ocorreu nas proximidades da cidade de Fonte Boa, estado do Amazonas.
Para a realização da operação, foi realizada a abordagem de uma embarcação regional, na qual foram encontrados os entorpecentes. Acredita-se que as substâncias ilícitas foram repassadas aos tripulantes de uma embarcação colombiana.

Leia mais:
Chega a 50 o número de mortos em ações policiais na Bahia no mês de setembro
STJ decide que réu não deve se pronunciado se houver dúvidas sobre indícios de autoria
Qual o objetivo da Operação Ágata da Marinha?
Após a apreensão, os materiais foram encaminhados para a Polícia Federal de Manaus, para a realização dos procedimentos legais. Dois suspeitos foram detidos no local da operação e entregues à Polícia Civil. Auxiliados por cães treinados para o reconhecimento de entorpecentes, os militares conseguiram atestar as substâncias ilícitas com o auxílio de kits de narco teste.
A Operação Ágata tem como principal objetivo reprimir crimes transfronteiriços e ambientais na área de fronteira do Brasil. É uma ação que envolve a participação de diversas entidades, incluindo a Marinha do Brasil.
Além disso, outro fator importante dessa operação é a contribuição com a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Integra a operação um navio de assistência hospitalar, que realiza ações de assistência médica e odontológica nas comunidades ribeirinhas do rio Japurá.
Segundo informações da Marinha, a embarcação colombiana que supostamente repassou as drogas aos suspeitos, havia saído da cidade de Letícia, na Colômbia, com destino a La Pedrera. Esta embarcação foi abordada pelos militares, mas nada ilícito foi encontrado.
Fonte: Agência Brasil