Noticias

Mark “Chopper” Read: conheça a história do criminoso mais famoso da Austrália

A incrível história de Mark “Chopper” Read, o icônico criminoso australiano

A vida de Mark “Chopper” Read é tão marcada por batalhas, cicatrizes e histórias violentas que chega a parecer fictícia. Desafiando as previsões, ele sobreviveu a diversos atentados à sua vida na prisão e do lado de fora, além de ter passado cerca de 23 dos seus 46 anos encarcerado. Conhecido como um dos mais famosos criminosos da Austrália, Read acabou se tornando uma figura folclórica e até mesmo protagonista de um premiado filme.

Não faltam incidentes inusitados na trajetória de Chopper. Aos 23 anos, persuadiu um colega de cela a cortar suas orelhas, como parte de uma estratégia para ser transferido para um hospital de segurança máxima. Essa atitude ousada e grotesca colocou Read no centro das atenções e fez dele uma espécie de estrela dentro do universo criminoso australiano.

Mark
Imagem: reprodução/ The Standard

LEIA MAIS:

Irmã de Marielle Franco defende punição mais rígida para crimes de racismo

Ataque em escola: menina de 15 anos é suspeita de incentivar autor a cometer atentado

Qual é a verídica história de Chopper?

É inegável que a vida de Mark “Chopper” Read é repleta de controvérsias e violência. Crê-se que, mesmo sem ter sido condenado por homicídio, ele pode ter matado até 19 pessoas. Sua carreira começou com a prática de extorsões violentas contra narcotraficantes e outros criminosos.

Ao mesmo tempo em que ganhava notoriedade no mundo do crime, Read também se destacava de maneira surpreendente em outra área: a literatura. Como escritor de sucesso, já lançou dez livros, sem demonstrar qualquer arrependimento por sua turbulenta trajetória criminosa.

O filme sobre Chopper Read foi uma apologia à violência?

Um aspecto da vida de Read que despertou debates fervorosos foi o filme “Chopper”, baseado na sua história. Para Read, no entanto, a produção cinematográfica, premiada em diversos festivais e aplaudida em Cannes em 2001, não glorifica a violência. Ele argumenta que o longa termina mostrando-o solitário na cela da prisão, justamente para ressaltar o lado sombrio e solitário dessa vida.

Mark
Imagem: reprodução/ Premiere Scene

Como Mark Chopper Read vive hoje?

Após ter sido libertado em 1998, a vida de Mark Read tomou um rumo completamente diferente. Atualmente, ele reside em uma fazenda na Tasmânia, na companhia de sua esposa, um filho de 22 anos, dois cachorros, dois gatos e uma série de aves e ovelhas. Read parece ter se distanciado de seu passado violento: “Meu passado parece algo fictício, porque sinto como se tivesse acontecido com outra pessoa. Hoje eu vivo a minha vida, e Chopper Read vive a dele”, afirma ele.

Sem dúvida, a vida de Chopper Read é uma prova de que a realidade pode ser, por vezes, mais surpreendente que a ficção.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo