Responsável por massacre recebe sentença inédita de 90 prisões perpétuas consecutivas
Autor do massacre faz acordo de admissão de culpa
O autor do massacre ocorrido em uma loja do Walmart, na cidade de El Passo, nos estados Unidos, em agosto de 2019, foi condenado a 90 prisões perpétuas consecutivas — apenas pelas acusações de crimes de ódio na justiça federal. Ele ainda será julgado pelos 23 homicídios e 22 tentativas na justiça estadual do Texas.
O autor dos crimes, Patrick Crusius, só não foi condenado à pena de morte porque fez um acordo de admissão de culpa com os procuradores federais, em fevereiro, para evitar o julgamento. Na ocasião, ele admitiu a culpa por 90 acusações: 23 por crimes de ódio que resultaram em morte, 23 pelo uso de arma de fogo (um rifle de assalto no estilo AK-47) para cometer tais crimes, 22 por tentativas de homicídio no cometimento de crimes de ódio e 22 pelo uso de arma de fogo nessas tentativas. Assim, foi sentenciado à prisão perpétua por cada acusação.
Leia mais:
Polícia de NY descobre DNA de serial killer em fatia de pizza
Operação policial detém 3 por contrabandear azeite proibido no Brasil
Motivação do crime
Aos procuradores, Crusius disse que a sua intenção era “desestimular a invasão hispânica dos Estados Unidos”. A terminologia “invasão hispânica” é utilizada por alguns políticos americanos que combatem a política de imigração do governo Biden.
Apesar do acordo firmado com os procuradores federais, o autor do massacre ainda poderá ser condenado a pena de morte, uma vez que os procuradores estaduais do Texas já afirmaram que irão pedir a condenação pelos homicídios e tentativas de homicídios que ainda serão julgados.
O advogado de Crusius, Joe Spencer, usou, tentou argumentar que seu cliente teria algum tipo de deficiência mental. Para tentar pedir a aplicação de penas mais brandas, Spencer alegou que o cérebro de Crusius estava “quebrado” e que ele perdeu contato com a realidade.
O juiz que estava a frente do julgamento não acatou a tese defensiva e determinou apenas que Crusius tenha tratamento mental na prisão federal de segurança máxima, no Colorado, onde cumprirá as penas.
O crescimento dos massacres nos Estados Unidos
Segundo um levantamento feito pela organização Gun Violence Archive (GVA), o ano de 2023 tende a bater o recorde de massacres no país. Até o dia 6 de julho de 2023, ocorreram 390 casos e 22.306 mortes causadas por armas de fogo — incluindo homicídios, legítima defesa, etc. (9.832) e suicídios (12.474).
Os levantamentos da GVA mostram o crescimento de massacres e de mortes por arma de fogo no país, no período de 2016 a 2022:
Fonte: Conjur