PF faz megaoperação contra organização suspeita de lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas e crimes patrimoniais; veja
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (31), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de cometer crimes patrimoniais, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e em São Bernardo do Campo, além de várias medidas cautelares envolvendo o patrimônio dos investigados.
De acordo com a PF, a investigação iniciou-se a partir de movimentações atípicas em contas mantidas por uma instituição financeira. Durante a apuração, as autoridades descobriram que a organização utilizava “laranjas” na região do Brás.
Leia mais:
Ataque em escola: menina de 15 anos é suspeita de incentivar autor a cometer atentado
PF prende miliciano que seria alvo de traficantes que executaram médicos no Rio de Janeiro
Crimes da organização:
Os criminosos ofereciam, em outros golpes, uma falsa promessa de trabalho. Para isso, a vítima se envolvia em atividades de uma plataforma virtual e acumulava créditos. Só que para fazer o saque, precisava realizar um PIX em contrapartida. O saque nunca ocorria. É estimado que a organização tenha arrecadado um valor próximo a R$ 4 milhões.

O valor era transferido para contas de pessoas jurídicas e parte do dinheiro era repassado a uma empresa que comercializa armas e munições sem motivo aparente. Um dos investigados tem parentesco direto com um cidadão chinês que foi extraditado do Brasil para a China em 2019 por liderança ou participação ativa em organização do tipo máfia, extorsão e detenção ilegal de pessoas.
O Exército brasileiro e a Receita de SP estão dando apoio à operação.