Megaoperação em Salvador reúne 200 policiais na luta contra facções
Operação Noise: Polícias Civil e Federal se unem em ação contra Organizações Criminosas em Salvador
Em uma demonstração de força e cooperação entre os organismos de segurança do Brasil, mais de 200 policiais civis em parceria com a Polícia Federal, deflagraram a 5ª Fase da Operação Noise, em Salvador, nesta terça-feira. Esta iniciativa tem como objetivo principal combater a atuação de organizações criminosas que atuam tanto na região metropolitana de Salvador quanto em outras áreas.
Com foco nos indivíduos relacionados ao tráfico de armas e drogas, bem como crimes contra vida, os agentes de segurança cumpriram aproximadamente 70 mandados judiciais. Estes mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Leia mais:
Brasileiro condenado a prisão perpétua começa a ser julgado no Brasil
MP age, justiça bate o martelo e Bruno de Luca responderá por omissão de socorro a Kayky Brito
O que é a Operação Noise?
Segundo informações divulgadas pela delegada Márcia Pereira, diretora do Draco, “as cinco fases da Operação Noise são resultado de dois anos de investigações intensas, voltadas para o tráfico de drogas e combate às organizações criminosas”.
Quais organizações estão envolvidas na ação em Salvador?
A Operação Noise é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). Contudo, a ação também envolve policiais dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Polícia Metropolitana (Depom), Polícia do Interior (Depin), além das Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Operações e Recursos Especiais (Core), com apoio ainda do Canil da especializada.
Qual é o papel da Polícia Federal na Operação Noise?
Atuando diretamente em conjunto com a Polícia Civil, a Polícia Federal participa das ações estratégicas da Operação Noise por meio do Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI). A corporação ainda forneceu apoio com o uso do “Scorpion”, um veículo blindado utilizado nas incursões feitas no bairro de Engenho Velho de Brotas, um dos locais foco da operação.
Fonte: Bahia Notícias