Melhor filme de serial killer dos últimos 20 anos traz caso que ainda não foi resolvido
Baú Cinematográfico: Filme Zodíaco, a obra-prima de serial killer em destaque no HBO Max
O mundo do entretenimento sempre teve uma fascinação profundamente intrigante pelos assassinos em série. Com a chegada de séries como ‘Dahmer: Um Canibal Americano‘, na Netflix, essa obsessão coletiva pelos casos de crimes reais parece ter encontrado uma nova casa: o streaming. Porém, poucas produções conseguem realmente atingir a excelência na atmosfera crua e intensa que envolve os thrillers baseados em fatos reais. Ter em destaque a obra-prima de David Fincher, ‘Zodíaco‘, disponível na HBO Max, é uma excelente oportunidade para vê-lo com novos olhos.
Lançado em 2007, ‘Zodíaco’ entrega uma narrativa profundamente angustiante sobre a busca pelo notório Assassino do Zodíaco que, no final da década de 1960, aterrorizou a cidade de São Francisco. Ele desafia as autoridades com suas cartas criptografadas e as vítimas são apenas parte de seu jogo aterrorizante. Com mais de duas horas e meia de duração, o filme vale a pena cada minuto de angústia provocada.
LEIA MAIS:
Câmara aprova com folga texto-base da reforma tributária em 1º turno
Caso Discord: polícia já identificou ao menos 10 vítimas de grupo criminoso
Zodíaco: Uma trama envolvente e sombria
A história se desenrola em torno de Paul Avery (Robert Downey Jr.), um jornalista que, junto com o cartunista Graysmith (Jake Gyllenhaal), se encontra obcecado pelo caso. À medida que se embrenham profundamente na investigação que durará décadas, a linha entre a obsessão e a paranóia torna-se cada vez mais tênue.
Por que Zodíaco é considerado uma obra-prima?
David Fincher, conhecido por outros grandes sucessos como ‘Seven: Os Sete Crimes Capitais’, apresenta, com ‘Zodíaco’, uma abordagem completamente diferente. O filme foca menos no assassino em si, e mais na obsessão que nasce a partir dele. A atmosfera de tensão cresce de maneira escalonada, puxando tanto os personagens quanto o público para o misterioso mundo do Assassino do Zodíaco.
Um final nem tão conclusivo…
E preparem-se para o suspense, pois Zodíaco, assim como o próprio caso do Assassino do Zodíaco, não oferece uma resolução clara para a história. Este é, até hoje, considerado um dos maiores mistérios na história criminal dos Estados Unidos. A busca pela verdade despertada pelo filme é parte do que torna sua narrativa tão arrebatadora e intensa.
Definitivamente, assistir a ‘Zodíaco’ é mergulhar em uma narrativa obscura e cativante, que compartilha um pedaço importante —e perturbador—, do cenário criminal americano. Ainda não assistiu? Então vale a pena conferir na HBO Max!