Noticias

Mês da Consciência Negra: descubra 15 filmes que abordam a luta contra o crime de racismo

Cinema consciente: 15 filmes que abordam a luta contra o racismo no mês da consciência negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro no Brasil, é uma data que homenageia Zumbi dos Palmares, um ícone da resistência à escravidão no país. O cinema também desempenha um papel importante na representação e na luta contra a injustiça racial. Neste contexto, diversos filmes abordam a temática do combate ao racismo e à discriminação. Alguns desses filmes são dirigidos por cineastas renomados como Spike Lee e estrelados por talentos como Will Smith e Janelle Monáe.

Para celebrar essa data importante, o TechTudo preparou uma lista com 15 filmes que tratam da luta contra o crime de racismo. Todos os títulos estão disponíveis em serviços de streaming, como Amazon Prime Video e HBO Max. Confira a seguir as sinopses, elenco e onde assistir a cada um deles.

Consciência Negra
Imagem: reprodução/ Papo de Cinema

LEIA MAIS:

Bolsonaro é investigado pela PF por motivo inusitado; entenda consequências

PCC, Comando Vermelho e Hezbollah: descubra como funciona o crime organizado no Brasil

Cinema consciente: 15 filmes para refletir sobre a Consciência Negra e a luta contra o racismo

O cinema tem o poder de amplificar vozes, contar histórias impactantes e provocar reflexões profundas sobre questões sociais cruciais. Neste Mês da Consciência Negra, convidamos você a mergulhar em 15 filmes que não apenas entretêm, mas também iluminam a consciência negra e a luta contra o crime de racismo. Explore narrativas inspiradoras, personagens poderosos e histórias reais que ressaltam a importância da igualdade racial. Prepare-se para uma jornada cinematográfica que vai além da tela e toca o coração e a mente.

Harriet – O Caminho para a Liberdade (2019)

Direção: Kasi Lemmons

Sinopse: O filme conta a história de Harriet Tubman, uma abolicionista que, após conquistar sua própria liberdade, dedicou-se a resgatar centenas de pessoas escravizadas nos Estados Unidos.

Elenco: Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr., Janelle Monáe, Joe Alwyn.

Emancipation – Uma História de Liberdade (2022)

Direção: Antoine Fuqua

Sinopse: Baseado em uma história real, o filme narra a jornada de um homem escravizado que busca escapar da brutalidade e reunir-se com sua família.

Elenco: Will Smith, Charmaine Bingwa, Mustafa Shakir.

Clotilda: O Último Barco de Escravos (2022)

Direção: Lisa Feit

Sinopse: Este documentário investiga o último transporte ilegal de pessoas escravizadas para os Estados Unidos a bordo do navio Clotilda, em 1860.

Rituais Sulistas (2015)

Direção: Gillian Laub

Sinopse: O documentário explora a segregação racial em Montgomery, Geórgia, especialmente em relação aos bailes de formatura interraciais.

Malcom X (1992)

Direção: Spike Lee

Sinopse: O filme é uma cinebiografia do líder dos direitos civis Malcom X e sua luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos.

Elenco: Denzel Washington, Angela Bassett, Delroy Lindo.

A 13ª Emenda (2016)

Direção: Ava DuVernay

Sinopse: Este documentário aborda a 13ª Emenda à Constituição dos EUA, que, apesar de abolir a escravidão, permitiu o encarceramento em massa, prejudicando principalmente as comunidades negras.

Raça e Redenção (2019)

Direção: Robin Bissell

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Ann Atwater, uma ativista negra, e C.P. Ellis, um líder da Ku Klux Klan, que se unem para combater a segregação racial em escolas.

Elenco: Taraji P. Henson, Sam Rockwell.

Estrelas Além do Tempo (2016)

Direção: Theodore Melfi

Sinopse: O filme retrata a história real de três mulheres negras que desempenharam papéis cruciais na NASA durante a Guerra Fria.

Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe.

Till – A Busca por Justiça (2022)

Direção: Chinonye Chukwu

Sinopse: O filme conta a história do linchamento de Emmett Till, um adolescente negro, na década de 50, e os esforços de sua mãe para buscar justiça.

Elenco: Jalyn Hall, Danielle Deadwyler.

Infiltrado na Klan (2018)

Direção: Spike Lee

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme segue a história de um policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan, com a ajuda de um colega judeu.

Elenco: John David Washington, Adam Driver, Topher Grace.

Hotel Ruanda (2004)

Direção: Terry George

Sinopse: O filme se passa durante o genocídio em Ruanda e narra a história real de um gerente de hotel que abrigou mais de 1.200 refugiados em meio à violência étnica.

Elenco: Don Cheadle, Sophie Okonedo, Joaquin Phoenix.

12 Anos de Escravidão (2013)

Direção: Steve McQueen

Sinopse: Baseado nas memórias de Solomon Northup, o filme relata a história de um homem livre que é sequestrado e vendido como escravo no século XIX.

Elenco: Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong’o, Brad Pitt.

Aftershock: Um Choque de Realidade (2022)

Direção: Paula Eiselt, Tonya Lewis Lee

Sinopse: Este documentário aborda a violência obstétrica e o descaso médico enfrentados por muitos negros nos Estados Unidos, com foco em mortes evitáveis durante o parto.

Os Panteras Negras (1968)

Direção: Agnès Varda

Sinopse: Este curta-documentário explora a organização dos Panteras Negras nos Estados Unidos durante os anos 60, em meio à luta pelos direitos civis.

Consciência Negra
Imagem: reprodução/ Departamento de Direito PUC Rio

A Cor da Minha Pele (2021)

Direção: Andy Glynne

Sinopse: Dividido em seis partes, este curta-documentário apresenta histórias reais de crianças e adolescentes que enfrentaram o racismo e a discriminação.

Consciência Negra
Imagem: reprodução/ Globoplay

Esses filmes oferecem uma oportunidade de refletir sobre a luta contra o racismo e a importância da Consciência Negra no Brasil e no mundo. Através das histórias reais e ficcionais apresentadas, podemos entender melhor os desafios enfrentados pelas pessoas negras ao longo da história e as batalhas que ainda estão sendo travadas hoje. Aproveite o Mês da Consciência Negra para assistir a essas obras e promover discussões importantes sobre igualdade racial e justiça social.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo