A ministra Sonia Guajajara informou através de seu Twitter na noite do dia 31 de janeiro que mais uma tragédia aconteceu no estado do Maranhão, onde um indígena foi assassinado.
A vítima residia na Terra Indígena Araribóia e trabalhava na Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Ministra Sonia Guajajara se reúne com governador do Maranhão para tomar providências sobre morte de indígena
Ela informou que se encontrou com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, na tarde de hoje, a fim de estabelecer medidas imediatas para investigar um caso.
Em 28 de janeiro, um indígena chamado Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto na cidade de Amarante do Maranhão.
De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, Valdemar, que residia na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, foi encontrado com ferimentos na cabeça, indicando espancamento.
Após o homicídio, o corpo foi localizado em uma área urbana da cidade, que faz fronteira com a terra indígena. O IML se deslocou para o local e levou o corpo do homem, mas até o momento, não se sabe qual a causa da morte.
Na reunião com o governador, Sonia Guajajara disse que:
“Hoje ocorreu mais um brutal assassinato na TI Araribóia, no estado do Maranhão. O morador da terra indígena era funcionário da Sesai e foi encontrado morto”
Após anunciar a morte, ela informou que irão definir ações para o caso:
“Me reuni com o governador do MA, Carlos Brandão, no final desta tarde, para definir urgentemente ações para apurar o caso”
Fonte: Carta Capital