- Publicidade -

Ministro do STF decreta prisão preventiva de blogueiro nos EUA

- Publicidade -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de Allan dos Santos, blogueiro suspeito de divulgar fake news, e solicitou o início do processo de extradição ao Ministério da Justiça, uma vez que ele está nos EUA no momento. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra a prisão.

- Publicidade -

O ministro determinou também que a Polícia Federal (PF) deve incluir o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol. A medida visa a garantir que o blogueiro retorne ao Brasil. A embaixada do Brasil nos EUA também foi acionada para viabilizar a ação.

Por meio de seus canais na internet, o blogueiro comentou a decisão do ministro, dizendo o seguinte:

O pedido de Alexandre de Moraes [do STF] precisa ser acatado pela Interpol. Uma vez acatado eu mesmo faço questão de me apresentar seja onde for.

Após o início das investigações, o blogueiro deixou o país e foi para os EUA em 12 de agosto de 2020, com permissão para permanecer até 11 de fevereiro de 2021. Ele, no entanto, permanece no exterior desde então.

- Publicidade -

- Publicidade -

Além das suspeitas de divulgar fake news, o blogueiro também é investigado por atuar na formação de milicias digitais. De acordo com a PF, o blogueiro, a pretexto de trabalhar com jornalismo digital, teria assumido a posição de organizador de movimentos que realizaram ataques à Constituição, aos poderes de Estado e à democracia. A PF também investiga a possibilidade de que essas ações do blogueiro terem sido financiadas com recursos públicos em um esquema de lavagem de dinheiro.


Leia também

STF: investigado no inquérito dos Atos de 7/9 tem prisão convertida em domiciliar


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

- Publicidade -

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais