Noticias

Ministro do STF decreta prisão preventiva de blogueiro nos EUA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de Allan dos Santos, blogueiro suspeito de divulgar fake news, e solicitou o início do processo de extradição ao Ministério da Justiça, uma vez que ele está nos EUA no momento. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra a prisão.

O ministro determinou também que a Polícia Federal (PF) deve incluir o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol. A medida visa a garantir que o blogueiro retorne ao Brasil. A embaixada do Brasil nos EUA também foi acionada para viabilizar a ação.

Por meio de seus canais na internet, o blogueiro comentou a decisão do ministro, dizendo o seguinte:

O pedido de Alexandre de Moraes [do STF] precisa ser acatado pela Interpol. Uma vez acatado eu mesmo faço questão de me apresentar seja onde for.

Após o início das investigações, o blogueiro deixou o país e foi para os EUA em 12 de agosto de 2020, com permissão para permanecer até 11 de fevereiro de 2021. Ele, no entanto, permanece no exterior desde então.

Além das suspeitas de divulgar fake news, o blogueiro também é investigado por atuar na formação de milicias digitais. De acordo com a PF, o blogueiro, a pretexto de trabalhar com jornalismo digital, teria assumido a posição de organizador de movimentos que realizaram ataques à Constituição, aos poderes de Estado e à democracia. A PF também investiga a possibilidade de que essas ações do blogueiro terem sido financiadas com recursos públicos em um esquema de lavagem de dinheiro.


Leia também

STF: investigado no inquérito dos Atos de 7/9 tem prisão convertida em domiciliar


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo